Integração ensino, pesquisa e extensão na formação profissional em saúde

Integration teaching, research and extension in professional health training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v14i1.2763

Palavras-chave:

Educação Sanitária, Universidade, Promoção da Saúde

Resumo

Considerando a educação em saúde intrinsecamente ligada à redução dos índices de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), o profissional enfermeiro contribui atuando na prevenção com ações individuais e/ou coletivas e/ou junto aos gestores de saúde das diversas esferas governamentais. Este estudo apresenta a articulação do tripé ensino-pesquisa-extensão, entrecruzando a história de vida de um graduando em saúde com reflexões sobre o ser acadêmico e as atividades realizadas durante sua formação. O estudo foi realizado por meio de levantamento da produção acadêmica na área de DIP durante uma graduação no período de 2015 a 2020. Destacando-se atividades de ensino (grupo de estudos e monitoria); pesquisa (projetos, iniciação científica, grupo de pesquisa e publicações); extensão (apresentações e organização de eventos) e atividades relacionadas com ações afirmativas a partir da inserção em programa de permanência qualificada. As atividades possibilitaram, ao acadêmico, conhecimentos necessários para moldar seu olhar para um perfil crítico e reflexivo, para além do clínico, importante no processo de promoção da saúde em DIP. Assim, uma rica formação e qualificação profissional em saúde contribui no surgimento de profissionais comprometidos em mudanças sociais, para o aperfeiçoamento de políticas sociais, em geral, e do Sistema Único de Saúde, em particular. Contribuições significativas deste estudo residem na reflexão organizada a partir da experiência articulada agregando conhecimentos relevantes para a formação do profissional da área da saúde, procurando interligar o processo de humanização na Saúde Pública. Espera-se a formação de um futuro profissional cidadão, com capacidade de construir atividades voltadas para melhorias da qualidade de vida da sociedade, contribuindo com a saúde pública e a ciência.

Palavras-chave: Educação Sanitária. Universidade. Promoção da Saúde.

Abstract: Considering health education intrinsically linked to the reduction of Infectious and Parasitic Diseases (DIP) indices, the professional nurse contributes by acting in prevention with individual and/or collective actions and/or with health managers from various government spheres. This study presents the articulation of the teaching-research-extension tripod, intertwining the life story of a health graduate with reflections on being an academic and the activities carried out during his training. The study was carried out through a survey of academic production in the field of DIP during an undergraduate course from 2015 to 2020. Highlighting teaching activities (study group and monitoring); research (projects, scientific initiation, research group and publications); extension (presentations and organization of events) and activities related to affirmative actions from the insertion in a qualified permanence program. The activities provided the academic with the knowledge needed to shape their view towards a critical and reflective profile, in addition to the clinical one, which is important in the process of health promotion in DIP. Thus, rich training and professional qualification in health contributes to the emergence of professionals committed to social change, to the improvement of social policies, in general, and the Unified Health System, in particular. Significant contributions of this study lie in the reflection organized from the articulated experience, aggregating relevant knowledge for the training of health professionals, seeking to link the humanization process in Public Health. The training of a future professional citizen is expected, with the ability to build activities aimed at improving society's quality of life, contributing to public health and science.

Keywords: Health education. University. Health Promotion.

Resumen: Considerando la educación en salud intrínsecamente vinculada a la reducción de los índices de Enfermedades Infecciosas y parasitarias (EIP), el profesional de enfermería contribuye actuando en la prevención mediante acciones individuales y/o colectivas y/o junto a los gestores de salud de las diversas esferas gubernamentales. Este estudio presenta la articulación del trípode enseñanza-investigación-extensión, entrelazando la história de vida de un estudiante de grado en salud con reflexiones sobre el ser académico y las actividades realizadas durante su formación. El estudio se llevó a cabo mediante el levantamiento de la producción académica en el área de EIP durante una carrera de grado en el período de 2015 a 2020. Se destacan actividades de enseñanza (grupo de estudios y monitoría); investigación (proyectos, iniciación científica, grupo de investigación y publicaciones); extensión (presentaciones y organización de eventos) y actividades relacionadas con acciones afirmativas a partir de la participación en un programa de permanencia calificada. Las actividades permitieron al estudiante adquirir los conocimientos necesarios para moldear su mirada hacia un perfil crítico y reflexivo, más allá del clínico, importante en el proceso de promoción de la salud en EIP. Así, una formación rica y una cualificación profesional en salud contribuyen al surgimiento de profesionales comprometidos con los cambios sociales, con el perfeccionamiento de las políticas sociales en general, y del Sistema Único de Salud (SUS) en particular. Las contribuciones significativas de este estudio residen en la reflexión organizada a partir de la experiencia articulada, agregando conocimientos relevantes para la formación del profesional en el área de la salud, buscando interconectar el proceso de humanización en la Salud Pública. Se espera la formación de un futuro profesional ciudadano, con capacidad para construir actividades orientadas a la mejora de la calidad de vida de la sociedad, contribuyendo con la salud pública y la ciencia.

Palabras clave: Educación Sanitaria. Universidad. Promoción de la Salud.

Referências

ALBUQUERQUE, Wesley A.; AMOR, Ana L. M. Desenvolvimento de atividade lúdica em Parasitologia Humana e apresentação para escolares e universitários em Santo Antônio de Jesus - Bahia. In: VI Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. Anais [...]. Cruz das Almas, 2020.

ALBUQUERQUE, Wesley A. et al. Desenvolvimento de atividades lúdicas em Santo Antônio de Jesus. In: IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB. Anais [...]. Cruz das Almas, 2015. p. 406.

ALBUQUERQUE, Wesley A.; MORENO-AMOR, Ana L. Aparecimento de Biomphalaria glabrata em poças de água no município de Santo Amaro da Purificação - Bahia. In: XI Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XI SEPIP). Anais [...]. Cruz das Almas, 2017. p. 143.

AMOR, Ana L. M. et al. Encontro de formas parasitárias no solo: manutenção de um ambiente contaminante propício a infecções e reinfecções. In: AMOR, Ana L. M. et al. (orgs.). Saúde, alimentos e meio ambiente no Recôncavo da Bahia. 1ed. Cruz das Almas: Editora da UFRB, 2018, v. 1, p. 41-52.

ANDRADE, Raoni S. et al. Presence of enteroparasites in the environment and the resident population in a rural community in Santo Antônio de Jesus in the Recôncavo da Bahia, Brazil. Revista de Patologia Tropical, v. 47, n. 1, p. 31-45, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5216/rpt.v47i1.52354.

BARCELLOS, Liliam R. M. F. et al. Formação do fisioterapeuta para a atenção básica. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v.9, n.2 (18), p. 14-24, 2019. DOI: https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.1481.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BIESDORF, Rosane K.; WANDSCHEER, Marli F. Arte, uma necessidade humana: função social e educativa. Itinerarius Reflectionis, v.2, n.11, 2011. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v2i11.1199.

BÜRON, Roberto Montagner; SAUSEN, Jorge Oneide. O papel da universidade na formação profissional na área da saúde. Revista Espacios, 38 (30), p.32, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n30/17383032.html. Acesso em: 06/12/2024.

CARVALHO, Karine S. et al. União entre o saber científico e o saber popular: ação do GEPaH na prevenção de parasitoses - Santo Antônio de Jesus - Bahia. In: 8o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - 8o CBEU, 2018, Natal. Anais [...]. Natal - RN: SEDISUFRN, 2019. v. 1. p. 1475-1476.

CASATE, Juliana C.; CORRÊA, Adriana K. A humanização do cuidado na formação dos profissionais de saúde nos cursos de graduação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo: v.46, n.1, p.219-226, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100029.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais São Paulo: Cortez, 1991.

CORREIA, Manuella S. et al. Paródias e Fábula Educativa: metodologias lúdicas (inov)ativas para o aprendizado em Doenças Infecciosas e Parasitárias. In: V Reunião Anual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia / V RECONCITEC. Anais [...]. Cruz das Almas, 2019. p. 815

DE MARCO, Mário A. Do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial: um projeto de educação permanente. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 1, 60-72, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022006000100010.

FERNANDES, M. C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação Em Revista, 28(4), 169–194, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007.

FREIRE, Paulo. Extensão e comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017.

GONÇALVES, Nadia G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229 - 1256, set./dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1229.

LIMA, Luana B. A. et al. Desenvolvimento de atividades lúdicas relacionadas com dados de infecção parasitária no município de Santo Antônio de Jesus - Bahia. In: XII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Anais [...]. Cruz das Almas - Bahia, 2018. p. 114.

LÜDKE, Menga; André, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, Darlyane A.; BEDRIKOW, Rubens. Projetos de extensão do Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública brasileira. Saúde em Redes, v. 5, n. 3, p. 117-127, 2019. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-48132019v5n3.2276g416.

MENEZES NETO, P. E. Universidade: ação e reflexão. Fortaleza: Edições UFC; Imprensa Universitária, 1983. p. 233.

MILROY, Craig A. et al. Meio-ambiente e urbanização: avaliação da qualidade sanitária e classificação dos setores urbanos de acordo com as condições ambientais. In: RÊGO, R.C.F.; LARREA-KILLINGER, C.; BARRETO, M.L. (orgs). Impacto de um programa de saneamento ambiental na saúde: fundamentos teórico-metodológicos e resultados de pesquisa interdisciplinar / Salvador: EDUFBA, 2018, p. 119-150.

MOTA, Luiz H. S. et al. A importância do monitor de ensino na disciplina Parasitologia Humana: um relato de experiência. In: 51o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Anais [...]. Fortaleza, 2015, p. 377.

PAULA, Daniela P. S. et al. Integração do ensino, pesquisa e extensão universitária na formação acadêmica: percepção do discente de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 33, p. e549, 2019. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e549.2019.

PEREIRA, Márcio F. Interprofissionalidade e saúde: conexões e fronteiras em transformação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. v.22, n.2, pp.1753-1756, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0469

REEVES, Scott; HEAN, Sarah. Why we need theory to help us better understand the nature of interprofessional education, practice and care. Journal of Interprofessional Care, v. 27, no. 1, p. 1-3, 2013. DOI: 10.3109/13561820.2013.751293.

REEVES, Scott et al. Interprofessional education: effects on professional practice and healthcare outcomes (update). Cochrane Database of Systematic Reviews. (3):CD002213, 2013. DOI: 10.1002/14651858.CD002213.pub3.

RIBEIRO, Lívia S. et al. Tecnologia em Saúde: identificação e esquematização de ciclo parasitário do Trichostrongylus sp. em uma localidade do Recôncavo da Bahia. In: V Reunião Anual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia / V RECONCITEC. Anais [...], Cruz das Almas, 2019. p. 817.

SALCI, Maria A. et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 22(1): 224-30, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000100027.

SANTOS, Glauber A. et al. Educação em saúde e prevalência de enteroparasitos em comunidades quilombolas. In: V Reunião Anual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. Anais [...], Cruz das Almas, 2019, p.810.

SANTOS, Neila C.J.P. et al. Infecção por enteroparasitos, indicadores socioeconômicos e de saúde - Comunidade de Ourives, Jaguaripe - Bahia. In: FREITAS, Guilherme B. L. (Org.). Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde. 1ed.Irati: Editora Pasteur, 2020, v. 1, p. 83-94.

SANTOS JUNIOR, Edemilton R. et al. Tecnologias educativas como instrumentos para o conhecimento e combate de agentes de doenças infecciosas e parasitárias. In: Patologia das doenças 3.1 ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v.3, p. 161-173. DOI: 10.22533/at.ed.864181411.

SILVA, Camila M.M. et al. Seminário Reencôncavo Saúde no Centro de Ciências da Saúde: relatando experiências em nove edições do evento. Revista Extensão, v.1, p.140-147, 2021.

SILVA, Juliana P. et al. Promoção da saúde na educação básica: percepções dos alunos de licenciatura em Enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 39, e2017-0237, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0237.

SILVA Margarete B. T. Inserção do acadêmico de Enfermagem em atividades de pesquisa e extensão universitária: uma estratégia de ensino. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro, 2017. 158f.

SIMÕES, Regina; CHAVES, Aline D. Extensão universitária: um espaço na formação profissional. In: BENTO, Jorge O. et al (orgs) Cuidar da casa comum: da natureza, da vida, da humanidade. Casa da Educação Física, 2018. p. 85-96.

SIQUEIRA, Samylla M. C. et al. Atividades extensionistas, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável: experiência de um grupo de pesquisa em enfermagem. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem, 2017;21(1):1-7. DOI: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170021.

SOUZA, Luinne F. F. et al. Curricularização da extensão: processos de apropriação da realidade na formação em saúde. Revista Extensão, Cruz das Almas, BA. v.18, n.1, 53-59, 2020.

UFRB. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional-2010-2014, 2009. Disponível em: http://www.ufrb.edu.br/cahl/images/legislacao/pdi-ufrb-2010-2014.pdf.

UFRB. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2019-2030. 2018a. Disponível em: https://ufrb.edu.br/portal/images/noticias2019/PDI_2019-2030.pdf. Acesso em: 01/11/2021.

UFRB. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem Reformulação Curricular. Cruz das Almas: 2018b. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ccs/images/AscomCCS/ENFERMAGEM/2019/PPC_enfermagem_2018_R EVISADO.pdf. Acesso em: 02/12/2020.

WILLIAM, Felippe. A Influência da Cultura na Formação do Cidadão. Filantropia, 2014. Disponível em: https://www.filantropia.ong/informacao/a-influ%C3%AAncia-da-cultura-na-forma %C3%A7%C3%A3o-do-cidad%C3%A3o. Acesso em: 04/12/2010.

VALLE, P. R. D.; FERREIRA, J. de L. Análise de conteúdo na perspectiva de Bardin: contribuições e limitações para a pesquisa qualitativa em educação, 2024. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7697.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Araujo de Albuquerque, W., & Moreno Amor, A. L. (2025). Integração ensino, pesquisa e extensão na formação profissional em saúde: Integration teaching, research and extension in professional health training. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 14(1), e2763. https://doi.org/10.33362/ries.v14i1.2763

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde