A interdisciplinaridade no cuidado de pacientes com sepse
Interdisciplinarity in the care of patients with sepsis
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v14i1.2827Palavras-chave:
Práticas interdisciplinares, Sepse, Unidade de terapia intensivaResumo
O objetivo desse estudo foi esclarecer a interdisciplinaridade no cuidado aos pacientes com sepse sob a perspectiva de profissionais de saúde em Unidade de Terapia Intensiva. Estudo qualitativo, de natureza interpretativa. A população de estudo foi composta por 19 profissionais de saúde que atuavam em Unidade de Terapia Intensiva no cuidado de pacientes com sepse, envolvendo o período de abril a junho de 2021. Os profissionais responderam ao questionário semiestruturado via plataforma de Formulários Google® ou em entrevista por Google® Meet. Os dados foram organizados e analisados mediante a aplicação da técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Em relação aos conceitos de interdisciplinaridade notaram-se falas sobre integração entre áreas de conhecimento, perante a sepse os profissionais expressaram várias definições e critérios diagnósticos, alguns coerentes outros não mais utilizados ou errôneos. Conhecer a interdisciplinaridade e colocá-la em prática pode potencializar a prevenção, controle, confiança, resolução dos casos e redução de falhas. Conclui-se que os profissionais de saúde descrevem o cuidado a pacientes sépticos sob a perspectiva da interdisciplinaridade como um atendimento integral e colaborativo, apesar de desafios de continuidade e comunicação a serem enfrentados.
Palavras-chave: Práticas interdisciplinares. Sepse. Unidade de terapia intensiva.
Abstract
The objective of this study was to clarify the interdisciplinarity in the care of patients with sepsis from the perspective of health professionals in the Intensive Care Unit. Qualitative study, of an interpretive nature. The study population consisted of 19 health professionals who worked in the Intensive Care Unit in the care of patients with sepsis, involving the period from April to June 2021. The professionals answered the semi-structured questionnaire via the Google® Forms platform or in an interview by Google® Meet. Data were organized and analyzed using the Content Analysis technique proposed by Bardin. Regarding the concepts of interdisciplinarity, speeches about integration between areas of knowledge were noted, in the face of sepsis, professionals expressed several definitions and diagnostic criteria, some coherent, others no longer used or erroneous. Knowing interdisciplinarity and putting it into practice can enhance prevention, control, trust, case resolution and failure reduction. It is concluded that health professionals describe care for septic patients from the perspective of interdisciplinarity as an integral and collaborative care, despite challenges of continuity and communication to be faced.
Keywords: Interdisciplinary practices. Sepsis. Intensive care unit.
Resumen
El objetivo de este estudio fue esclarecer la interdisciplinariedad en el cuidado de pacientes con sepsis desde la perspectiva de profesionales de la salud en una Unidad de Cuidados Intensivos. Se trata de un estudio cualitativo, de naturaleza interpretativa. La población del estudio estuvo compuesta por 19 profesionales de la salud que trabajaban en una Unidad de Cuidados Intensivos en la atención a pacientes con sepsis, en el período de abril a junio de 2021. Los profesionales respondieron un cuestionario semiestructurado a través de la plataforma Formularios Google® o mediante entrevistas por Google® Meet. Los datos fueron organizados y analizados aplicando la técnica de Análisis de Contenido propuesta por Bardin. En cuanto a los conceptos de interdisciplinariedad, se observaron declaraciones sobre la integración entre diferentes áreas del conocimiento. Respecto a la sepsis, los profesionales expresaron diversas definiciones y criterios diagnósticos, algunos coherentes y otros desactualizados o erróneos. Conocer la interdisciplinariedad y ponerla en práctica puede potenciar la prevención, el control, la confianza, la resolución de casos y la reducción de fallos. Se concluye que los profesionales de la salud describen el cuidado de pacientes sépticos desde la perspectiva de la interdisciplinariedad como una atención integral y colaborativa, a pesar de los desafíos relacionados con la continuidad y la comunicación que aún deben superarse.
Palabras clave: Prácticas interdisciplinarias. Sepsis. Unidad de cuidados intensivos.
Referências
BAQUIÃO, Ana Paula de Sousa Silva et al. Percepções de residentes multiprofissionais de saúde sobre a interdisciplinaridade. Saúde e Pesquisa, v. 12, n. 1, p. 187-196, 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1ª ed. São Paulo:70. 2011. 277 p.
BELARMINO, Adriano da Costa et al. Collaborative practices from health care teams to face the covid-19 pandemic. Rev Bras Enferm, v. 73, (Suppl 2):e20200470, 2020.
BISPO, Bruno Henrique Ramos; ALELUIA, Ieda Maria Barbosa. A percepção da equipe mulprofissional acerca do cuidado interdisciplinar em uma Unidade de Terapia Intensiva de Salvador, Bahia. Saúde em Redes, v. 5, n. 1, p. 115-125. 2019.
BORGUEZAM, Camila Brito et al. Managed clinical protocol: impact of implementation on sepsis treatment quality indicators. Rev Bras Enferm, v. 74, n. 2, 2021.
DELAWDER, Jill; HULTON, Linda. An Interdisciplinary Code Sepsis Team to Improve Sepsis-Bundle Compliance: A Quality Improvement Project. J Emerg Nurs, v. 46, n. 1, p. 91-98. 2020.
EVANS, Laura et al. Surviving sepsis campaign: international guidelines for management of sepsis and septic shock 2021. Intensive Care Med, v. 47, n. 11, p. 1181-1247. 2021.
GIRARD, Gleyci Pinto et al. Interdisciplinaridade no ensino prático em Residência Multiprofissional em Saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 7, 2019.
GLOBAL SEPSIS ALIANCE. COVID-19 is adding to already burgeoning rates of sepsis, say experts. Global Sepsis Aliance. Disponível em: https://www.global-sepsis-alliance.org/covid19. Acesso em: 15 jul. 2021.
IANNI, Aurea Maria Zollner. A interdisciplinaridade como prática teórica. Saúde Debate, v. 46, n. especial 6, p. 29-33. 2022.
IVASTCHESCHEN, Taís et al. A complexa rede causal da COVID-19 em idosos internados em unidade de terapia intensiva. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 5, p. 20380-20392. 2021.
LI, Hui et al. SARS-CoV-2 and viral sepsis: observations and hypotheses. Lancet, v. 395, n. 10235, p. 1517-1520. 2020.
LIMA, Valéria Vernaschi et al. Challenges in the education of health professionals: an interdisciplinary and interprofessional approach. Interface, v. 22, p. 1549-62, 2018.
LOBERG, Rachel; SMALLHEER, Benjamim; THOMPSON, Julie. A Quality Improvement Initiative to Evaluate the Effectiveness of the ABCDEF Bundle on Sepsis Outcomes. Crit Care Nurs Q, v. 45, n. 1, p. 42-53, 2022.
SINGER, Mervyn et al. Third International Consensus Definitions for Sepsis and Septic Shock (Sepsis-3). JAMA, v. 315, n. 8, p. 801–810, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Taís Ivastcheschen Taques, Ana Claudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky, Camila Marinelli Martins, Erildo Vicente Muller, Jacy Aurélia Vieira de Sousa, Elisa Donalisio Teixeira Mendes, Pollyanna Kássia de Oliveira Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





