Introdução alimentar inadequada em crianças de seis meses a dois anos: relato de experiência de uma intervenção educacional

Inadequate food introduction in children aged six months to two years: experience report of an educational intervention

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v14i2.3746

Palavras-chave:

Alimentação infantil, Alimentação complementar, Educação em saúde

Resumo

Esse estudo tem como objetivo descrever o Projeto de Intervenção (PI) para implementação de medidas de introdução alimentar adequadas em crianças de seis meses a dois anos para gestantes, puérperas, companheiros(as), familiares e cuidadores atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Viana, distrito localizado em Bonito de Santa Fé (PB). Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. As ações foram implementadas a partir da aproximação com a temática por meio de artigos e manuais disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Foram desenvolvidas atividades sobre introdução alimentar na infância e sua implicação para o desenvolvimento infantil, por meio de apresentação de dinâmicas lúdicas, criação de modelos de refeições saudáveis acerca dos grupos alimentares, elaboração de folder informativo e roda de conversa sobre a atuação da nutrição. Observou-se interesse e participação dos usuários atendidos na UBS quanto ao tema abordado, levando a uma maior adesão das recomendações e propiciando a aquisição de preferências saudáveis. Dessa forma, faz-se necessário instigar a realização de ações que garantam a educação familiar sobre alimentação complementar saudável, a fim de contribuir para prevenção de problemas alimentares e nutricionais que levam a agravos em médio e longo prazo.

Palavras-chave: Alimentação infantil. Alimentação complementar. Educação em saúde.

Abstract: This study aims to describe the Intervention Project (IP) for implementing appropriate nutritional introduction measures for children aged six months to two years. These include pregnant women, postpartum women, their partners, family members, and caregivers attending the Basic Health Unit (UBS) in Viana, a district in Bonito de Santa Fé, Paraíba. This is a qualitative, exploratory, and descriptive study. The actions were implemented based on an approach to the topic through articles and manuals provided by the Ministry of Health. Activities were developed on nutritional introduction in childhood and its implications for child development, including playful activities, the creation of healthy meal models based on food groups, the development of an informational brochure, and a discussion group on the role of nutrition. The interest and participation of the patients served at the UBS regarding the topic were observed, leading to greater adherence to the recommendations and the acquisition of healthy preferences. Therefore, it is necessary to encourage actions that guarantee family education on healthy complementary feeding, in order to contribute to the prevention of dietary and nutritional problems that lead to problems in the medium and long term.

Keywords: Child nutrition. Complementary feeding. Health education.

Resumen: Este estudio tiene como objetivo describir el Proyecto de Intervención (PI) para la implementación de medidas adecuadas de introducción nutricional en niños de seis meses a dos años. Estos incluyen mujeres embarazadas, puérperas, sus parejas, familiares y cuidadores que asisten a la Unidad Básica de Salud (UBS) de Viana, distrito de Bonito de Santa Fé, Paraíba. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo. Las acciones se implementaron con base en un abordaje del tema a través de artículos y manuales proporcionados por el Ministerio de Salud. Se desarrollaron actividades sobre la introducción nutricional en la infancia y sus implicaciones para el desarrollo infantil, incluyendo actividades lúdicas, la creación de modelos de alimentación saludable basados en grupos de alimentos, la elaboración de un folleto informativo y un grupo de discusión sobre el papel de la nutrición. Se observó el interés y la participación de los pacientes atendidos en la UBS en relación con el tema, lo que condujo a una mayor adhesión a las recomendaciones y a la adquisición de preferencias saludables. Por lo tanto, es necesario fomentar acciones que garanticen la educación familiar sobre la alimentación complementaria saludable, a fin de contribuir a la prevención de problemas dietéticos y nutricionales que conllevan problemas a mediano y largo plazo.

Palabras clave: Nutrición infantil. Alimentación complementaria. Educación en salud.

Biografia do Autor

Pedro Ithalo Francisco da Silva, Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB)

Farmacêutico. Pós-graduação em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB). 

Luciana dos Santos Mangueira, Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB)

Nutricionista. Pós-graduação em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB).

José Wanderson Leandro de Sousa, Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB)

Pedagogo. Pós-graduação em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB).

Mylena Ramos Gonçalves, Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM)

Enfermeira. Qualificação em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB).

Naedja Pereira Barroso, Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB)

Mestre em Serviço Social. Pós-graduação em Saúde da Família. Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB). (ESP/PB).

Maria Raquel Antunes Casimiro, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Mestre em Sistemas Agroindustriais. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Referências

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Publicado

2025-11-06

Como Citar

Silva, P. I. F. da, dos Santos Mangueira, L., Sousa, J. W. L. de, Ramos Gonçalves, M., a Pereira Barroso, N., & Antunes Casimiro, M. R. (2025). Introdução alimentar inadequada em crianças de seis meses a dois anos: relato de experiência de uma intervenção educacional: Inadequate food introduction in children aged six months to two years: experience report of an educational intervention. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 14(2), e3746. https://doi.org/10.33362/ries.v14i2.3746

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde