EQUOTERAPIA: SEUS BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS MOTORES NA PARALISIA CEREBRAL
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v1i2.41Resumo
Introdução: A equoterapia está entre as técnicas mais comumente utilizadas na reabilitação de pacientes portadores de paralisia cerebral, porém, seus efeitos no desempenho motor e na prevenção de assimetrias ainda são polêmicos. Assim, o objetivo deste estudo está em realizar uma revisão de literatura sobre os benefícios terapêuticos motores da equoterapia na paralisia cerebral. Metodologia: Foi realizada pesquisa no Medline, Lilacs, Capes e livros, considerando o período de 1988 a 2009, em três combinações de palavras-chave como: equoterapia e paralisia cerebral, equoterapia e benefícios terapêuticos motores, paralisia cerebral e benefícios terapêuticos motores. RESULTADOS: A paralisia cerebral apresenta funções motoras deficitárias e movimentos involuntários. Com isto, a prática da equoterapia, realizada de forma prazerosa seguindo um programa estabelecido pela equipe interdisciplinar. Conclusão: Observou-se que a prática da equoterapia na paralisia cerebral apresenta efeito benéfico tanto na terapia como na educação de portadores desta patologia. Ela aumenta a capacidade de independência e decisão, a estimulação sensório- motora e o esquema corporal. Oportuniza a criação de estratégias para propostas pedagógicas que considerem o sujeito na sua complexidade de evolução e melhora neuropsicomotora. Palavras-chave: equoterapia e paralisia cerebral, equoterapia e benefícios terapêuticos motores, paralisia cerebral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).