DAS CIÊNCIAS DA COGNIÇÃO À CIÊNCIA COGNITIVA - NOVA ÁREA EPISTEMOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v1i2.59Resumo
As Ciências da Cognição designa abordagem multidisciplinar no âmbito do estudo dos processos cognitivos. Entre as disciplinas envolvidas nesse âmbito figuram, destacadamente, a Psicologia, a Neurociência, a Lingüística, a Lógica e a Computação. Trata-se, pois, de área permeada por uma diversidade de abordagens e métodos. Tenta-se compreender como o pensamento se modifica ao longo da vida estudam o desenvolvimento cognitivo, a investigação de como as habilidades mentais se criam e mudam com a crescente maturidade fisiológica. Destarte, o desenvolvimento cognitivo envolve mudanças qualitativas no pensamento, tanto quanto mudanças quantitativas, tais como o aumento do conhecimento e da capacidade. Ademais disso, trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. Tudo pode ser estudado sob perspectiva cognitiva. A Inteligência Artificial envolve a tentativa de criar sistemas que processem a informação de maneira inteligente e eficiente, sem levar em conta se esses sistemas simulam a cognição humana ou demonstram inteligência, por via de processos que diferem dos processos cognitivos humanos. A riqueza da doutrina cognitivista demonstra que ela pode evoluir para área epistêmica própria – a Ciência Cognitiva, dotada de estatuto próprio, em que pese, à semelhança das outras Ciências, manter segmentos de interdisciplinaridade.
Palavras-chave: Ciências Cognitivas. Estatuto epistemológico.
ABSTRACT
The Sciences of Cognition refers multidisciplinary approach in the study of cognitive processes. Among the disciplines involved in this area include, prominently, Psychology, Neuroscience, Linguistics, Logic and Computation. It is, therefore, the area encompassed by a diversity of approaches and methods. We try to understand how thinking changes over the life studying cognitive development, research on how mental abilities create and change with the increasing physiological maturity. Thus, cognitive development involves qualitative changes in thinking, as well as quantitative changes such as increased knowledge and capacity. Apart from that, it's how people perceive, learn, remember and think about information. Everything can be studied from the cognitive perspective. AI involves the attempt to create systems that process information intelligently and efficiently, regardless of whether these systems simulate human cognition or demonstrate intelligence, through processes that differ from human cognitive processes. The richness of cognitive doctrine demonstrates that it can evolve into epistemic own area - Cognitive Science, endowed with its own statute, despite, like the other sciences, to keep segments of interdisciplinarity.
Keywords: Cognitive Sciences. Epistemological statute
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