DAS CIÊNCIAS DA COGNIÇÃO À CIÊNCIA COGNITIVA - NOVA ÁREA EPISTEMOLÓGICA

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v1i2.59

Resumo

As Ciências da Cognição designa abordagem multidisciplinar no âmbito do estudo dos processos cognitivos. Entre as disciplinas envolvidas nesse âmbito figuram, destacadamente, a Psicologia, a Neurociência, a Lingüística, a Lógica e a Computação. Trata-se, pois, de área permeada por uma diversidade de abordagens e métodos.  Tenta-se compreender como o pensamento se modifica ao longo da vida estudam o desenvolvimento cognitivo, a investigação de como as habilidades mentais se criam e mudam com a crescente maturidade fisiológica. Destarte, o desenvolvimento cognitivo envolve mudanças qualitativas no pensamento, tanto quanto mudanças quantitativas, tais como o aumento do conhecimento e da capacidade. Ademais disso, trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. Tudo pode ser estudado sob perspectiva cognitiva. A Inteligência Artificial envolve a tentativa de criar sistemas que processem a informação de maneira inteligente e eficiente, sem levar em conta se esses sistemas simulam a cognição humana ou demonstram inteligência, por via de processos que diferem dos processos cognitivos humanos. A riqueza da doutrina cognitivista demonstra que ela pode evoluir para área epistêmica própria – a Ciência Cognitiva, dotada de estatuto próprio, em que pese, à semelhança das outras Ciências, manter segmentos de interdisciplinaridade.

 

Palavras-chave: Ciências Cognitivas. Estatuto epistemológico.

 

ABSTRACT


The Sciences of Cognition refers multidisciplinary approach in the study of cognitive processes. Among the disciplines involved in this area include, prominently, Psychology, Neuroscience, Linguistics, Logic and Computation. It is, therefore, the area encompassed by a diversity of approaches and methods. We try to understand how thinking changes over the life studying cognitive development, research on how mental abilities create and change with the increasing physiological maturity. Thus, cognitive development involves qualitative changes in thinking, as well as quantitative changes such as increased knowledge and capacity. Apart from that, it's how people perceive, learn, remember and think about information. Everything can be studied from the cognitive perspective. AI involves the attempt to create systems that process information intelligently and efficiently, regardless of whether these systems simulate human cognition or demonstrate intelligence, through processes that differ from human cognitive processes. The richness of cognitive doctrine demonstrates that it can evolve into epistemic own area - Cognitive Science, endowed with its own statute, despite, like the other sciences, to keep segments of interdisciplinarity.

Keywords: Cognitive Sciences. Epistemological statute

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, Uniarp, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; em Psicopedagogia; em Gestão Educacional; em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; em Direito Civil; em Negócios Internacionais; e em Ecumenismo e Diálogo Interreligioso. Bacharel em Administração, Direito e Filosofia. Técnico em Transações Imobiliárias. Pesquisador e docente na educação superior, nomeadamente no Mestrado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (em elaboração), participando do Núcleo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento Organizacional. Orientou e participou de bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos, bem como recebeu diversas honrarias acadêmicas. Comendador pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Trouxe à publicidade artigos em congressos, periódicos e livros. Ex-assessor da Assembléia Estadual Constituinte de Santa Catarina. Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Pesquisador nas áreas de Gestão do Conhecimento e de Administração Pública. Avaliador do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina para atividades regulatórias de cursos de graduação e credenciamento institucional. Agente Público, em gestão e assessoramento superior, no exercício de funções educacionais, legislativas e jurídicas, coordenou a elaboração de Planos de Governo do Estado de Santa Catarina. No âmbito filosófico, mantém interesse em Epistemologia e Filosofia da Mente; e, na área teológica, devota-se ao Diálogo Interreligioso. Ex-integrante do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade do Sul de Santa Catarina, assim como do Núcleo de Pesquisa em Complexidade e Cognição da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-membro dos Conselhos Estadual de Cultura e do Desporto de Santa Catarina. Estudioso da Literatura Brasileira, com ênfase na obra de Vinícius de Morais. Cultor de Artes Visuais e da Música, precipuamente Bossa Nova. Ex-docente da Unisul Virtual (educação a distância). Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Advogado (OAB/SC nº 4912), com militância em Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Administrador (CRA-SC nº 21651), com devotamento à Administração Universitária e á Gestão de Pessoas. Jornalista (MTE/SC nº 4155), dedicado ao Jornalismo Turístico e ao Jornalismo Cultural. Turismólogo, com "expertise" em Turismo Cultural e Hotelaria. Corretor de Imóveis (Creci - SC º 15070). Deu a lume 20 (vinte) livros. Presentemente, pesquisa Ciências da Religião e Relações Internacionais. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6663595207403860

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Publicado

2012-12-20

Como Citar

dos Santos, A. M. (2012). DAS CIÊNCIAS DA COGNIÇÃO À CIÊNCIA COGNITIVA - NOVA ÁREA EPISTEMOLÓGICA. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 1(2), 8–37. https://doi.org/10.33362/ries.v1i2.59

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde