ENVELHECIMENTO ATIVO: A TERCEIRA IDADE E A INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Danilo Erhardt
  • Sandra Mara Bragagnolo Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v4i2.714

Palavras-chave:

Inclusão digital – Terceira idade – Cibercultura. Aprendizagem – Idoso – Qualidade de vida

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta um curso de inclusão digital ofertado a um grupo de pessoas da terceira idade que frequentam a Universidade Aberta da Maior Idade - UAMI mantida pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. As atividades de inclusão digital aconteceram com a aplicação de um projeto apresentado e desenvolvido por um acadêmico da sexta fase do curso de Administração de Empresas da UNIARP, com o intuito de proporcionar aprendizagem e aplicação prática de conteúdos estudados. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo promover o acesso e desenvolver o conhecimento sobre os recursos digitais da modernidade, dentre eles, conhecimento da parte física (hardware) dos equipamentos que possibilitam acesso aos softwares, editor de texto, acesso à internet, correio eletrônico, redes sociais, ferramentas de busca para pesquisa. A escolha destes assuntos foi moldada pela contribuição que podem assumir na melhoria da qualidade de vida do público-alvo. Para alcançar os objetivos do trabalho foram elaborados planos de aula e materiais de apoio, os quais embasaram as aulas práticas ministradas durante a execução do projeto. Os resultados obtidos demonstraram o desenvolvimento das habilidades e capacidades dos participantes como usuários dos recursos que as tecnologias proporcionam em termos de acesso ao mundo globalizado. Com este estudo, conclui-se que as oportunidades precisam ser dadas a todas as pessoas, independentemente de idade, todos são capazes de se integrar ao mundo digital e interagir neste ambiente de forma a garantir que não fiquem à margem de uma sociedade que se torna a cada dia mais digital.

Palavras-chave: Inclusão digital. Terceira idade. Cibercultura. Aprendizagem. Idoso. Qualidade de vida.

 

Active ageing: the elderly and the digital inclusion

ABSTRACT: This paper presents a digital inclusion course offered to a group of senior citizens who attend the Open University of the Greater Age - UAMI maintained by the University Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. The digital inclusion activities took place with the application of a project presented and developed by an academic of the sixth phase of the course of Business Administration of UNIARP, in order to provide learning and practical application of studied contents. The activities aimed to promote access and develop knowledge about the digital resources of modernity, including, knowledge of the physical part (hardware) equipment that allow access to software, text editor, Internet access, e-mail, networks social, search for research tools. The choice of these issues was shaped by the contribution they can take to improve the audience's quality of life. To achieve the objectives of the project were developed lesson plans and support materials, which based the practical lessons taught during project execution. The results showed the development of skills and abilities of the participants as resource users that technologies offer in terms of access to the globalized world. With this study, it is concluded that opportunities must be given to all persons, regardless of age, everyone is able to integrate the digital world and interact in this environment to ensure that they are not on the margins of a society that becomes every day more digital.

Keywords: Digital inclusion. Old age. Cyberculture. Learning. Elderly. Quality of life.

Biografia do Autor

Sandra Mara Bragagnolo, Uniarp, Caçador, SC

Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador (2004) e graduação em Administração de Empresas pela mesma instituição (1995). É especialista em Metodologia do Ensino de Línguas pela Universidade do Contestado (2007). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Espanhola em turmas de níveis Fundamental e Médio. É professora de Espanhol na escola de idiomas Wizard desde 2009. Desde 2007 atua no Ensino Superior. Atualmente, ministra a disciplina de Língua Portuguesa no curso de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe UNIARP. Na mesma instituição, trabalha a disciplina de Teoria da Administração no Curso de Administração de Empresas nos campi de Caçador e Fraiburgo. É autora do material didático e tutora da disciplina de Português oferecida a distância pela UNIARP desde 2013, além de trabalhar na coordenação de tutoria pedagógica no setor de Educação a Distância da instituição.

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Publicado

2016-01-08

Como Citar

Erhardt, D., & Bragagnolo, S. M. (2016). ENVELHECIMENTO ATIVO: A TERCEIRA IDADE E A INCLUSÃO DIGITAL. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 4(2), 137–144. https://doi.org/10.33362/ries.v4i2.714

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde