ENVELHECIMENTO ATIVO: A TERCEIRA IDADE E A INCLUSÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v4i2.714Palavras-chave:
Inclusão digital – Terceira idade – Cibercultura. Aprendizagem – Idoso – Qualidade de vidaResumo
RESUMO: Este artigo apresenta um curso de inclusão digital ofertado a um grupo de pessoas da terceira idade que frequentam a Universidade Aberta da Maior Idade - UAMI mantida pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. As atividades de inclusão digital aconteceram com a aplicação de um projeto apresentado e desenvolvido por um acadêmico da sexta fase do curso de Administração de Empresas da UNIARP, com o intuito de proporcionar aprendizagem e aplicação prática de conteúdos estudados. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo promover o acesso e desenvolver o conhecimento sobre os recursos digitais da modernidade, dentre eles, conhecimento da parte física (hardware) dos equipamentos que possibilitam acesso aos softwares, editor de texto, acesso à internet, correio eletrônico, redes sociais, ferramentas de busca para pesquisa. A escolha destes assuntos foi moldada pela contribuição que podem assumir na melhoria da qualidade de vida do público-alvo. Para alcançar os objetivos do trabalho foram elaborados planos de aula e materiais de apoio, os quais embasaram as aulas práticas ministradas durante a execução do projeto. Os resultados obtidos demonstraram o desenvolvimento das habilidades e capacidades dos participantes como usuários dos recursos que as tecnologias proporcionam em termos de acesso ao mundo globalizado. Com este estudo, conclui-se que as oportunidades precisam ser dadas a todas as pessoas, independentemente de idade, todos são capazes de se integrar ao mundo digital e interagir neste ambiente de forma a garantir que não fiquem à margem de uma sociedade que se torna a cada dia mais digital.
Palavras-chave: Inclusão digital. Terceira idade. Cibercultura. Aprendizagem. Idoso. Qualidade de vida.
Active ageing: the elderly and the digital inclusion
ABSTRACT: This paper presents a digital inclusion course offered to a group of senior citizens who attend the Open University of the Greater Age - UAMI maintained by the University Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. The digital inclusion activities took place with the application of a project presented and developed by an academic of the sixth phase of the course of Business Administration of UNIARP, in order to provide learning and practical application of studied contents. The activities aimed to promote access and develop knowledge about the digital resources of modernity, including, knowledge of the physical part (hardware) equipment that allow access to software, text editor, Internet access, e-mail, networks social, search for research tools. The choice of these issues was shaped by the contribution they can take to improve the audience's quality of life. To achieve the objectives of the project were developed lesson plans and support materials, which based the practical lessons taught during project execution. The results showed the development of skills and abilities of the participants as resource users that technologies offer in terms of access to the globalized world. With this study, it is concluded that opportunities must be given to all persons, regardless of age, everyone is able to integrate the digital world and interact in this environment to ensure that they are not on the margins of a society that becomes every day more digital.
Keywords: Digital inclusion. Old age. Cyberculture. Learning. Elderly. Quality of life.
Referências
BARROS, Myriam Moraes Lins de (org.). Velhice ou terceira idade? Estudos antropológicos sobre identidade, memória e política. 4º ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
BECKER, Maria Lucia. Inclusão digital e cidadania: as possibilidades e as ilusões da solução tecnológica. Ponta Grossa: UEPG, 2009.
BRASIL. IBGE. Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/25072002pidoso.shtm>. Acesso em: 12 jul. 2015.
DEBERT, Guita Grin. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: EDUSP/Fapesp, 2004.
FREIRE, Sueli Aparecida; SOMMERHALDER, Cinara Envelhecer nos tempos modernos. In: FREIRE, Sueli Aparecida; NERI, Ana Liberalesso (Orgs.). E por falar em velhice. Campinas: Papirus, 2000. p. 125-135.
FERREIRA, Anderson Jackle [et al.] Inclusão digital de idosos: a descoberta de um novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5.ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
SILVA, Luana Rodrigues Freitas. Terceira idade: nova identidade, reinvenção da velhice ou experiência geracional? Rio de Janeiro: Physis, v. 18 no. 4. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312008000400011>. Acesso em: 23 set. 2015.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).