O SIGNIFICADO CULTURAL DA MATERNIDADE PARA MÃES ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v5i1.737Palavras-chave:
Saúde da mulher. Gravidez na adolescência. Cultura. Enfermagem.Resumo
RESUMO: Este estudo teve como objetivo compreender o significado cultural da gravidez para gestantes adolescentes. O estudo qualitativo de caráter descritivo teve como problema de pesquisa: qual o significado da vivência gestacional para um grupo de mulheres adolescentes? Os critérios de inclusão foram adolescentes gestantes, primigestas ou multigestas, entre 10 e 19 anos. Participaram da pesquisa oito mulheres que realizaram acompanhamento pré-natal na unidade básica. Utilizou-se a entrevista narrativa e os dados foram analisados por meio da técnica da análise temática. Os resultados tratam dos significados que a gestação possui na vida dessas adolescentes. Em relação à gravidez planejada, destaca-se o real significado atribuído pelas adolescentes. É necessário compreender os ideais que orientam os projetos de vida destas adolescentes como um todo, tendo sido essa compreensão ratificada no presente estudo.
Palavras-chave: Saúde da mulher. Gravidez na adolescência. Cultura. Enfermagem.
The Cultural Meaning of Motherhood for Teen Mothers
ABSTRACT: This study had aims to understand the cultural significance of pregnancy for pregnant adolescents. The study was a descriptive qualitative research problem is as: what is the meaning of the experience of pregnancy for a group of teenage women? Inclusion criteria were pregnant adolescents, primiparous or multiparous, between 10 and 19 years. Participants were eight women who underwent prenatal care in the basic unit. We used a narrative interview and data were analyzed using the thematic analysis technique. The results concern the meanings that pregnancy has on the lives of these teens. In relation to planned pregnancy, stands out the real meaning assigned by the adolescents. It is necessary to understand the ideals that guide the life projects of these adolescents as a whole, having been ratified this understanding in the present study.
Keywords: Women's health. Teenage pregnancy. Culture. Nursing.
Referências
ANDRADE, Paula Rosenberg de; RIBEIRO, Circéa Amalia; OHARA, Conceição Vieira da Silva. Maternidade na adolescência: sonho realizado e expectativas quanto ao futuro. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 30, n. 4, p. 662-668, 2009.
CAMINHA, Náira de Oliveira et al. Gestação na adolescência: do planejamento ao desejo de engravidar – estudo descritivo. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 9, n. 1, 2010.
CARVALHO, Geraldo Mota de; MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa; JESUS, Maria Cristina Pinto de. Recorrência da parentalidade na adolescência na perspectiva dos sujeitos envolvidos. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 17-24, 2009.
CERQUEIRA-SANTOS, Elder et al. Gravidez na adolescência: análise contextual de risco e proteção. Psicologia em Estudo, v. 15, n. 1, p. 72-85, 2010.
DIAS, Ana Cristina Garcia et al. O significado da maternidade na adolescência para jovens gestantes. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 3, n. 6, p. 153-167, 2011.
DIAS, Ana Cristina Garcia; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Gravidez na adolescência: um olhar sobre um fenômeno complexo. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 20, n. 45, p. 123-131, 2010.
FONTANELLA, Bruno José Barcellos; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, n. 1, p. 17-27, 2008.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC; 2008.
HOGA, Luiza Akiko Komura; BORGES, Ana Luiza Vilella; REBERTE, Luciana Magnoni. Razões e reflexos da gravidez na adolescência: narrativas dos membros da família. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 14, n. 1, p. 151-157, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11ª ed. São Paulo: Hucitec; 2010.
NASCIMENTO, Jociele Anchieta do et al. Adolescentes gestantes: o significado da gravidez em suas vidas. Adolescência & Saúde, v. 9, n. 3, p. 37-46, 2012.
RESSEL, Lúcia Beatriz et al. Representações culturais de saúde, doença e vulnerabilidade sob a ótica de mulheres adolescentes. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 13, n. 3, p. 552-557, 2009.
RESTA, Darielli Gindri et al. Maternidade na adolescência: significado e implicações. Revista Mineira de Enfermagem, v. 14, n. 1, p. 68-74, 2010.
SANTOS, Carolina Carbonell. O significado da gravidez para gestantes adolescentes. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Curso de Mestrado em Enfermagem. UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
SILVA, Denise Guerreiro Vieira da; TRENTINI, Mercedes. Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 10, n. 3, p. 423-432, 2002.
SILVA, Luciane Amorim da et al. Significados atribuídos por puérperas adolescentes à maternidade: autocuidado e cuidado com o bebê. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 48-56, 2009.
SOUZA, Andrea Xavier Albuquerque; NOBREGA, Sheva Maia; COUTINHO, Maria da Penha Lima. Representações sociais de adolescentes gravidas sobre a gravidez na adolescência. Psicologia e sociedade, v. 24, n. 3, p. 588-596, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).