ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v5i1.747Palavras-chave:
Estratégias de ensino. Métodos de ensino. Estratégias educacionais. Educação em saúde.Resumo
RESUMO: O objetivo deste estudo foi identificar as estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em Fisioterapia das Instituições de Educação Superior (IES) de Belém (PA). Tratou-se de uma pesquisa transversal, descritiva, quantitativa, com aplicação de questionários com perguntas fechadas. Foram incluídos 61 docentes fisioterapeutas e 120 egressos dos cursos de Fisioterapia das IES do município de Belém (PA). Os dados coletados foram processados por meio do programa BioEstat versão 5.3 e apresentados por medidas de tendência central e de variação. Entre as estratégias de ensino, foram identificadas: aulas expositivas, discussões de situações clínicas, tutoriais, oficinas práticas, estudos dirigidos, ensino baseado em problemas, aulas práticas em laboratórios, na comunidade, em clínicas e em hospitais, simulações, vídeos e dinâmicas em grupo. Apesar de as novas estratégias de ensino-aprendizagem serem utilizadas por alguns docentes, percebe-se que o processo de formação do fisioterapeuta ainda é baseado no modelo tradicional de ensino.
Palavras-chave: Estratégias de ensino. Métodos de ensino. Estratégias educacionais. Educação em saúde.
Teaching and Learning Strategies in the Process of Physical Therapist Training
ABSTRACT: The aim of this study was to identify the teaching-learning strategies in graduation courses in Physical Therapy of Higher Education Institutions of Belem-Para. This was a cross-sectional, descriptive, quantitative research with questionnaires with closed questions. 61 teachers of physiotherapy and 120 graduates of Physiotherapy courses of the university in the city of Belem (PA) were included. The collected data were processed through BioEstat program version 5.3, presented by measures of central tendency and variation. Among the teaching strategies have been identified: lectures, discussions of clinical situations, tutorials, practical workshops, directed studies, problem-based learning, practical classes in laboratories, in the community, clinics and hospitals, simulations, videos and group dynamics. Despite the new teaching-learning strategies have been used by some teachers, it is perceived that the physiotherapist training process is still based on the traditional model of education.
Keywords: Higher education. Physical therapy. Teaching. Health education.
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