ENSINO DA RADIOLOGIA COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v5i2.899

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ensino em saúde, Radiologia, Metodologias ativas.

Resumo

RESUMO: No curso de graduação em medicina, a radiologia desperta grande interesse, pois a introdução precoce à temática do diagnóstico por imagem, de maneira integrada, como vetor de estratégias de ensino na abordagem de diversas áreas do conhecimento médico, em antagonismo à formatação tradicionalista de caráter disciplinar, deve merecer a atenção dos que atuam no cenário acadêmico não só pelo papel que tem no presente, mas também na perspectiva futura que os métodos complementares de diagnóstico por imagem tendem a conquistar se a curva de desenvolvimento tecnológico se mantiver crescente nas próximas décadas. Tem-se por objetivo realizar revisão sistemática da bibliografia a respeito de estratégias para o ensino da radiologia de forma integrada, no curso de graduação em medicina, com a utilização de metodologias ativas. Conclui-se que a introdução precoce da radiologia no curso médico, não só na perspectiva do treinamento diagnóstico, mas também como elemento facilitador da construção de outros saberes básicos, enriquece a compreensão dos processos de doenças, bem como da anatomia normal e patológica, contrariando a argumentação tradicionalista de que a radiologia é ensinada e aprendida com maior consistência após os alunos terem exposição ao treinamento clínico.

Palavras-chave: Ensino em saúde. Radiologia. Metodologias ativas.

 

ABSTRACT: Radiology into the undergraduate medical course motivates great an interest, because the early introduction to the subject of imaging diagnosis, in an integrated way, as a vector of teaching strategies in addressing various areas of medical knowledge, in traditionalist formatting antagonism of disciplinary character, must deserve the attention of who work in the academic scenario not only for the role you have in this but also, in the future the additional diagnostic imaging methods tend to win, if the technological development curve continues growing for decades to come. It has as objective to conduct a systematic review of the literature regarding strategies for radiology education in an integrated manner, in the course of degree in medicine, with the use of active methodologies. It appears that the early introduction of Radiology in the medical course, not only from the perspective of diagnostic training, but also as a facilitator of construction of other basic knowledge, enriching the understanding of disease processes as well as the normal and pathological anatomy, contrary to the traditionalist argument that Radiology is taught and learned with a great consistency after the students had exposure to the clinical training.

Keywords: Teaching in health. Radiology. Active Methodologies.

Biografia do Autor

Alexandre Ferreira da Silva, Universidade do estado do Para

Médico radiologista

Professor do curso de medicina da UEPA

Referências

REFERÊNCIAS

ABRAHÃO, A.L.; MERHY, E.E. Formação em saúde e micropolítica: sobre conceitos-ferramentas na prática de ensinar. Interface, Botucatu, v. 18, n. 49, p.313-324.2014.

ALBARRACÍN, E.S.; SILVA, S.C.R.; SCHIRLO, A.C. Interdisciplinaridade: saberes e práticas rumo à inovação educativa. Interciencia, v. 40, n. 1, p. 63-67. 2015.

ALENCAR, N.A.; JUNIO, J.V.S. Aprendizagem baseada em problemas: Uma nova referência para a construção do currículo de cursos na área de saúde. Revista Interfaces, v.1, n.1.2013.

BARROS, R.; MONTEIRO, A.R.; MOREIRA, J.A.M. Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida. RevistaBrasileira de Estudos Pedagógicos (Online), v. 95, n. 241, p. 544-566. 2014.

BRANSTETTER, B. F., FAIX, L. E., HUMPHREY, A. L., SCHUMANN, J. B. Preclinical Medical Student Training in Radiology: The Effect of Early Exposure. AJR American Journal of Roentgenology, v. 188, n.1, p. 9-14. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Brasília. Seção 1, p.8-11. 2014.

BOLLELA, V.R.; SENGER, M.H.; TOURINHO, F.S.V.; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à pratica. Medicina (Ribeirão Preto), v. 47, n. 3, p. 293-300. 2014.

CHORNEY, E. T.; LEWIS, P. J. Integrating a Radiology Curriculum Into Clinical Clerkships Using Case Oriented Radiology Education. Journal of the American College of Radiology, v. 8, n. 1, p. 58-64. 2011.

CORL, F. M.; JOHNSON, P. T.; ROWELLM. R.; FICHMAN, E. K. Internet-based dissemination of educational video presentations: A primer in video podcasting. AJR American Journal of Roentgenology, v. 191, n.1, p. 23-27. 2008.

COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO, D. F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 257-263. 2009.

COSTA, J. M.; ARAÚJO, A. T.; SILVA, B. M. A midiatização no processo de ensino e aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, v. 11, n. 11. p, 1-11. 2014.

DANG, A. P.; KALRA, M. K.; SCHULTZT, F.; GRAHAMS, A.; DREYER, K. F. Informatics in radiology render: an online searchable radiology study repository. Radiographycs, v. 29, n. 5, p. 1233-1246. 2009.

DETTMER, S.; WEIDEMANN, J.; FISCHER, V.; WACKER, F.K. Integrative Teaching in Radiology – A Survey. Fortschr Röntgenstr, v. 187, n. 4, p. 260-268. 2015.

FARIAS, P.A.M.; MARTIN, A.L.A.R.; CRISTO, C.S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p. 143-158. 2015.

FLORENTINO, J.A.; RODRIGUES, L.P. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade na educação: desafios à formação docente. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 54-67. 2015.

FRANCISCO, F.C.; MAYMONE, W.; AMARAL, M.A.V.; CARVALHO, A.C.P.; FRANCISCO, V.F.M.; FRANCISCO, M.C. História da radiologia no Brasil. Revista da Imagem, v. 28, n. 1, p. 63-66. 2006.

GERALDELI, F.E.; CARVALHO, C.P.; KOCH, H.A.; AZEVEDO, A.C.P. Produção de material instrucional para o ensino da radiologia por meio da digitalização de imagens. Radiologia Brasileira, v. 35, n. 1, p.27-30. 2002.

GHASEMIZAD, A. Learning strategies and academic success in traditional and nontraditional higher education students. International Journal of Education and Psychological Researches, v. 1, n. 1, p. 7-9. 2015.

GUNDERMAN, R. B.; STEPHENS, C. D. Teaching medical students about imaging techniques. AJR American Journal of Roentgenology , v. 192, n.4, p. 859-861. 2009.

HANSELL, D. M.; BANKIER, A.A.; MACMAHON, H.; MCLOUD, T.C.; MÜLLER, N.L.; REMY, J. Fleischner Society: Glossary of Terms for Thoracic Imaging. Radiology, v. 246, n. 3. p.697-722. 2008.

HELLE, L.; SÄLJÖ, R. Collaborating with digital tools and peers in medical education: cases and simulations as interventions in learning. Instructional Science, v. 40, n. 5, p. 737-744. 2012.

HOPPE, L.; KROEFF, A.M.S. Educação Lúdica no Cenário do Ensino Superior. Revista Veras, v. 4, n. 2, p. 164-181. 2014.

HUNTER, D.J.; FRENK, J. The Birth of Public Health Education. JAMA, v. 313, n. 11, p. 1105-1106. 2015.

KEATS, T.E. Medical education in radiology in Sweden. Radiology, n. 84, n. 3, p.547-553. 1965.

LINAKER, K.L. Shades of Grey: An Exploration of the Student Learning Experience in Diagnostic Radiology Education. 2012. 201 f. Dissertação (Doutorado) – Loyola University Chicago. 2012.

LUIZ, L.C.; OLIVEIRA, L.F.; BATISTA, R.T. O uso de ilustrações no ensino e no setor de radiologia como uma proposta para construção dos conceitos de física radiológica e radioproteção. Revista Brasileira de Física Médica. v.5, n. 3, p. 245-252. 2011.

MARTINS, M.A. Editorial. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 32, n.1,p. 5-6. 2008.

MELLO, C.C.B.; ALVES, R.O.; LEMOS, S.M.A. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Revista CEFAC, São Paulo, v. 16, n. 6, p. 2015-2028. 2014.

MILES, K. A. Diagnostic imaging in undergraduate medical education: an expanding role. Clinical Radiology, v. 60, n. 7, p. 742-745. 2005.

MONTES, M.A.A.; SOUZA, C.T.V. Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina. Ciências e Cognição, v. 15, n. 3, p. 02-12. 2010.

NACIF, M. S.; GOMES, A. P.; SANTOS, S. S.; FREITA, L. O.; MEDEIROS-SOUZA, R. R.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Ensino e pesquisa em radiologia e diagnóstico por imagem no curso de graduação em medicina: uma perspectiva interdisciplinar. Revista Ciência e Ideias, v. 3, n. 1, p. 1-9. 2011.

NETO, J.A.S.P. Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas. Revista Série-Estudos, n. 21, p. 117-130. 2006.

ROWE, S. P.; SIDDIQUI, A.; BONEKAMP, D. The key image and case log application: new radiology software for teaching file creation and case logging that incorporates elements of a social network. Academic Radiology, v. 21, n. 7, p. 916-930, 2014.

SALMON, M.; WILLIAMS, D.; RHEE, K. Refocusing Medical Education Reform: Beyond the How. Academic Medicine, v. 90, n. 2, p. 136-138. 2015.

SILVA, J.O. Ações inclusivas no ensino superior brasileiro. Rev Bras Estud Pedagog, v.95, n. 240, p. 414-430. 2014.

SOUZA, C. S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto), v. 47, n. 3, p. 284-292. 2014.

STARKEY, D. Integration of medical images to the teaching of systematic pathology: an evaluation of relevance. Journal of Learning Design, v. 4, n. 3, p. 63-70. 2011.

TEMPSK, P.; BORBA, M. O SUS como escola. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 4, p. 513-514. 2009.

WATMOUGH, S.; CHERRY, M. G.; O'SULLIVAN, H. A comparison of self-perceived competencies of traditional and reformed curriculum graduates 6 years after graduation. Medical Teacher, v. 34, n. 7, p. 562-568. 2012.

WEBB, A. L.; CHOI, S. Interactive radiological anatomy eLearning solution for first year medical students: Development, integration, and impact on learning. Anatomic Science Education, v. 7, n.5, p. 350-360. 2014.

WEBSTER, R.S. In Defence of the Lecture. Australian Journal of Teacher Education, v.40, n.10,p.88-105. 2015.

WILLIANSON, K. B.; GUNDERMAN, R. B.; COHEN, M. D.; FRANK, M. S. Learning theory in radiology education. Radiology, v. 233, n. 1, p. 15-18. 2004.

ZAFAR, S.; SAFDAR, S.; ZAFAR, A. N. Evaluation of use of e-Learning in undergraduate radiology education: A review. European Journal of Radiology, v. 83, n. 12, p. 2277-2287. 2014.

ZOU, L.; KING, A.; SOMAN, S.; LISCHUK, A.; SCHNEIDER, B.; WALOR, D.; BRAMWIT, M.; AMOROSA, J. K. Medical students' preferences in radiology education a comparison between the Socratic and didactic methods utilizing powerpoint features in radiology education. Academic Radiology, v. 18, n. 2, p.253-256. 2011.

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Silva, A. F. da, Freitas, J. J. da S., & Domingues, R. J. de S. (2017). ENSINO DA RADIOLOGIA COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 5(2), 41–56. https://doi.org/10.33362/ries.v5i2.899

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde