EVOLUÇÃO DA REDE DE DROGARIAS FARMAGNUS EM SANTA CATARINA/SC

Autores

  • Giancarlo Geremias REDE DE DROGARIAS FARMAGNUS
  • Everaldo da Silva IBES/SOCIESC, Blumenau, SC Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE http://orcid.org/0000-0001-9716-8421
  • Ivan Dagoberto Faoro Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Agricultura, Estação Experimental de Caçador.

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v5i1.923

Palavras-chave:

Farmácia. Franquia. Trade.

Resumo

RESUMO: A franquia é uma alternativa empreendedora viável a ser utilizada para o lançamento de produtos e serviços no mercado. A adesão ao sistema de franquias tem sido utilizada em vários setores incluído o de Farmácia para melhorar sua competitividade. O presente trabalho é, indiscutivelmente, limitado: o objetivo é, apenas, apresentar a evolução no número de farmácias associadas da Rede de Drogarias Farmagnus no Estado de Santa Catarina. A rede cresce regionalmente ano a ano, passando de 8 (oito) farmácias, desde a sua fundação em 2011, para 87 farmácias em 2012, 137 farmácias em 2013, 158 farmácias em 2014 e 165 farmácias em 2015. A metodologia utilizada foi exploratória e bibliográfica, procurando evidenciar a importância da divulgação das vantagens de uma franquia. A defesa do franqueado como razão da existência de uma franquia exige a melhoria do negócio do franqueado, fato que fez a diferença para o crescimento da Rede de Franquias Farmagnus.

Palavras-chave: Farmácia. Franquia. Trade.

 

Evolution of Farmagnus Drugstores in Santa Catarina

ABSTRACT: Franchise is a viable entrepreneurial alternative to be used to launch products and services to market. Joining the franchise system has been used in various sectors including Pharmacy to improve their competitiveness. This work is completely limited: the aim is only to show the evolution in the number of pharmacies associated with the drugstores Farmagnus Network in the State of Santa Catarina. The network grows regionally from year to year, from eight (8) pharmacies, since its foundation in 2011 to 87 pharmacies in 2012, 137 pharmacies in 2013, 158 in 2014 and 165 pharmacies pharmacies in 2015. The methodology used was exploratory and literature, seeking to highlight the importance of promoting the advantages of a franchise. The defense of the franchisee as a reason for the existence of a franchise requires improving the franchisee's business, a fact that made the difference for the growth of Farmagnus Franchise Network.

Keywords: Pharmacy. Franchise. Trade.

Biografia do Autor

Giancarlo Geremias, REDE DE DROGARIAS FARMAGNUS

Bacharel em Farmácia (UFPR). Pós graduação em Gestão Empresarial (UNOESC-Videira). Pós graduação em Farmacotécnica Homeopática (CBCH-Curitiba). E-mail: admgeremias@gmail.com.

Everaldo da Silva, IBES/SOCIESC, Blumenau, SC Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Sociólogo. Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC). E-mail: prof.evesilva@gmail.com

Ivan Dagoberto Faoro, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Agricultura, Estação Experimental de Caçador.

Engenheiro Agronomo (UFSC). Mestre em Genética e Melhoramento  pela  Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em Recursos Genéticos vegetais (UFSC). E-mail: ivanfaoro@uol.com.br

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REDES DE FARMÁCIAS(ABRAFARMA). NÚMEROS ABRAFARMA. Disponível em < http://www.abrafarma.com.br/#!sobre-1/c1mp6> Acesso em 01 nov 2015

BIRCHAL, S.O Globalização e Desnacionalização das Empresas Brasileiras: 1990 a 1999, In: A.M. Kirschner, E.R. Gomes e P. Cappellin(orgs.), Empresas, Empresários e Globalização. Rio de Janeiro : Relume Dumará/ FAPERJ , 2002.

BONELLI, R. Las estrategias de los grandes grupos económicos brasileños. In: PERES, W. (coord.). Grandes empresas y grupos industriales latinoamericanos. México: Cepal, Siglo Veintiuno Editores, 1998.

BORGES, J. P., ‘Indústria Brasileira: Os Desafios da Reestruturação’, In: J.P.R. Velloso (org.), A Crise Mundial e a Nova Agenda de Crescimento, Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

DINIZ, E. H. Comércio Eletrônico: Fazendo Negócios por meio da Internet. RAC, v. 3, n. 1, p. 71-86, jan./abr. 1999.

FARMAGNUS. Rede de Drogarias Farmagnus: A Rede com DNA Farmacêutico. Disponível em http://www.farmagnus.com.br/rede-farmagnus. Acesso em 04 dez 2015.

FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA. Patrimonio Cultural. Disponível em: http://www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural/pagina/13286/regioesmuseologicasdesantacatarina. Acesso em 20 Out 2015.

GARRIDO C. e PERES W. , ‘Las Grandes Empresas y Grupos Industriales Latinoamericanos em los años Noventa’, in W. Peres (org.), Grandes Empresas y Grupos Industriales Latinoamericanos, México: Siglo Ventiuno/CEPAL, 1998,

GEREMIAS, G. FOPPA, T. Análise do Perfil dos Proprietários de Farmácia e das dificuldades e necessidades das Farmácias Comerciais do Estado de Santa Catarina que se franquearam a Rede de Drogarias Farmagnus, Banner Apresentado na II Jornada da Saúde, UNIARP, 2013.

HOY, Frank; STANWORTH, John, Franchising: a international perspective, New York, Routledge, 2003

IMS HEALTH INSTITUTE. 2013. The Global Use of Medicines: Outlook Through 2016. Disponível em:<. http://www.imshealth.com/portal/site/imshealth/menuitem.18c196991f79283fddc0ddc01ad8c22a/?vgnextoid=9da5e590cb4dc310VgnVCM100000a48d2ca2RCRD&vgnextfmt=default> Acesso em : 15 set 2015.

INTERFARMA, Guia Interfarma 2015. Disponível em: http://www.interfarma.org.br/guia2015/site/guia/index.php?val=34&titulo=Dados%20de%20mercado Acesso em 02 Nov 2015.

MELO, Pedro Lucas de Resende, ANDREASSI, Tales, GIGLIOTTI, Batista Salgado. Franquias Brasileiras: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização, São Paulo, CENGAGE, 2012.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMERCIO EXTERIOR. Cartilha O que é franquia? Brasília. 2005.

RIBEIRO, Bianca Bonassi and PRIETO, Vanderli Correia. Alianças estratégicas no varejo farmacêutico: vantagens e desvantagens na percepção do gestor. Gest. Prod. [online]. 2013, vol.20, n.3, pp. 667-680. ISSN 0104-530X. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2013000300012.

RICHERS, Raimar. O que é Empresa? São Paulo: Brasiliense, 1986.

ROBBINS, Stephen P. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo. Editora: Saraiva, 2001

SANDRONI, P (Org.). Novíssimo Dicionário de Economia. 1.ed., São Paulo: Best Seller, 1999

SERVIÇO DE APOIO À PEQUENA E MÉDIA EMPRESA. Oque você precisa saber sobre Farmácias, Porto Alegre: SEBRAE, 2006.

SERVIÇO DE APOIO À PEQUENA E MÉDIA EMPRESA. 2013. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Sobrevivencia_das_empresas_no_Brasil=2013.pdf> Acesso em 02 Nov 2015.

SERVIÇO DE APOIO À PEQUENA E MÉDIA EMPRESA. 2013 Um pouco sobre a História do Franchising. Disponível em: <http://sites.pr.sebrae.com.br/blogs/2015/04/15/um-pouco-sobre-a-historia-do-franchising/> Acesso em 02 Nov 2015

TENG, B. S. Corporate Entrepreneurship Activities Through Strategic Alliances: A Resource-Based Approach toward Competitive Advantage. Journal of Management Studies, v. 44, n. 1, p. 119-142, Jan 2007.

Publicado

2016-07-04

Como Citar

Geremias, G., Silva, E. da, & Dagoberto Faoro, I. (2016). EVOLUÇÃO DA REDE DE DROGARIAS FARMAGNUS EM SANTA CATARINA/SC. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 5(1), 21–35. https://doi.org/10.33362/ries.v5i1.923

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde