PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO CAMPO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Gabriela Eyng Possolli Faculdades Pequeno Príncipe
  • Fernanda Edi de Matos Mega Celano Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v6i2.998

Palavras-chave:

educação permanente em saúde, gravidez na adolescência, humanização

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, caracterizando uma pesquisa descritiva com abordagem mista. Apresenta as vivências de uma associação sem fins lucrativos, que propôs o Programa Jovem Mãe, que desde 2011, executa ações para o aprimoramento da formação dos profissionais de saúde na temática da gravidez da adolescência, por um viés humanizador, de acolhimento e empoderamento. O objetivo é apresentar o Programa Jovem Mãe em seus cinco anos de execução, como uma parceria público-privada no desenvolvimento de educação permanente em saúde, em favor de profissionais da rede primária de saúde na assistência à adolescentes grávidas. A pesquisa foi aplicada aos participantes do Programa por um formulário eletrônico. Está estruturado com fundamentação teórica versando sobre gravidez na adolescência e as políticas públicas relacionadas, concepção da educação permanente em saúde e seu contexto na Atenção Primária à Saúde. Em seguida, discussão e análise, que compreende o relato de experiência do Programa Jovem Mãe, depoimentos dos participantes e respectiva análise.

Palavras-chave: Educação permanente em saúde. Gravidez na adolescência. Humanização.

 

ABSTRACT: This is an experience report, featuring a descriptive research with a mixed approach. It presents the experiences of a non-profit association, which proposed the Young Mother Program that since 2011 takes actions to improve the training of health professionals on the subject of teenage pregnancy, under a humanizing approach of hosting and empowerment. This article aims to present the five year run of the Young Mother Program, featuring a public-private partnership in the development of permanent health education, intended for the health professionals of primary network and the interactions with pregnant adolescents. The research was applied to the participants of the Young Mother Program, through semi-structured electronic form. It is structured with the theoretical foundation dealing on the contextualization of teenage pregnancy and the related public policies, conception of permanent health education and its context in Primary Health Care. The discussion and analysis include the reporting on the experience Young Mother Program, the testimony of participants and analysis of the speeches.

Keywords: Permanent health education. Teenage pregnancy. Humanizing.

Biografia do Autor

Gabriela Eyng Possolli, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Educação (UFPR); Mestre em Tecnologia (UTF); Pedagoga e Analista de Sistemas; Professora do programa de pós-graduação em Ensino nas Ciências da Saúde (FPP).

Fernanda Edi de Matos Mega Celano, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde; Bacharel em Serviço Social; Coordenadora no Instituto Mundo Melhor.

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Publicado

2018-01-18

Como Citar

Eyng Possolli, G., & de Matos Mega Celano, F. E. (2018). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO CAMPO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 6(2). https://doi.org/10.33362/ries.v6i2.998

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde