AFERIÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DISCENTE EM RELAÇÃO AO ENSINO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NO CAMPUS PONTAL
MEASURING THE LEVEL OF STUDENT SATISFACTION REGARDING THE TEACHING OF THE ADMINISTRATION COURSE AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF UBERLÂNDIA AT CAMPUS PONTAL
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v12i1.3019Resumo
O presente estudo tem por objetivo a aferição do nível de satisfação discente em relação ao ensino do curso de administração da Universidade Federal de Uberlândia no Campus Pontal. A pesquisa é de cunho quantitativo e utilizaram-se dados coletados a partir de questionários estruturados individuais, aplicados em uma amostra de 120 discentes do curso de administração de uma instituição de ensino superior pública federal. Os dados recolhidos da pesquisa foram submetidos à técnica de análise descritiva que auxiliaram no tratamento dos dados e nos achados da pesquisa. Os principais achados da pesquisa mostram que as três dimensões analisadas o “Pessoal”, “Estudo/Curso” e “Institucional”, influenciam na percepção da satisfação do discente em relação ao ensino do curso. Nesse sentido, infere-se pelos dados coletados que os discentes estão satisfeitos com o curso, acreditam na possibilidade de crescimento pessoal durante a trajetória acadêmica e estão satisfeitos com a instituição onde estudam. Verifica-se por outro lado, que a dimensão “Estudo/Curso”, apresentou neutralidade em algumas de suas variáveis e a dimensão “Pessoal” expôs satisfação parcial, o que sugere a necessidade de uma investigação mais detalhada e pesquisas futuras destas dimensões. Os resultados deste estudo podem ser benéficos para o curso e para a instituição pública estudada no intuito de auxiliar em planos de ação interventivos diretos com os discentes em contextos educativos.
Palavras-Chave: Satisfação do Discente. Escalas de Satisfação Acadêmica. Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia.
Abstract: This study aims to measure the level of student satisfaction in relation to the teaching of the administration course at the Federal University of Uberlândia at Campus Pontal. The research is quantitative and used data collected from individual structured questionnaires, applied to a sample of 120 students of the administration course of a federal public higher education institution. The data collected from the research were submitted to the descriptive analysis technique that helped in the treatment of data and in the research findings. The main findings of the research show that the three dimensions analyzed, “Personal”, “Study/Course” and “Institutional”, influence the perception of student satisfaction in relation of the course. In this sense, it is inferred from the collected data that the students are satisfied with the course, believe in the possibility of personal growth during their academic trajectory and are satisfied with the institution where they study. It appears, on the other hand, that the “Study/Course” dimension showed neutrality in some of its variables and the “Personal” dimension exposed partial satisfaction, which suggests the need for a more detailed investigation and future research of these dimensions. The results of this study can be benefit the course and the public institution studied in order to assist in direct interventional action plans with students in educational contexts.
Keywords: Student Satisfaction. Academic Measurements Scale of Academic Satisfaction. Administration Course at the Federal University of Uberlândia.
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