ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO EM PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES DO SETOR DE VESTUÁRIO

BUSINESS STRATEGIES IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC: A STUDY IN SMALL FAMILY BUSINESSES IN THE CLOTHING SECTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v12i1.3136

Palavras-chave:

MPEs, Empresas familiares, Gerenciamento de crise, COVID-19

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as estratégias e ações organizacionais adotadas pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) familiares do setor de vestuário na cidade de Irati, PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa multicasos, cuja coleta de dados foi efetuada a partir de entrevistas semiestruturadas com os sócios proprietários de três organizações. Os resultados demonstram que o fechamento do comércio, a redução na demanda, a queda nas vendas e nas receitas e dificuldades para aquisição de novos produtos são os principais impactos sentidos pelas empresas investigadas no período pandêmico. Estratégias prescritivas relacionadas ao bom atendimento e ao planejamento estratégico se demonstram fundamentais para a sobrevivência das organizações. Como medidas para o gerenciamento da crise foram observadas ações reativas associadas principalmente à inclusão das mídias e do marketing digital, mudanças na operacionalização das vendas e, em alguns casos, a redução do quadro operacional. De uma maneira geral as empresas tiveram suas ações orientadas principalmente para as estratégias de estabilidade e redução de despesas, enquanto que uma delas também focalizou na estratégia de crescimento com a ampliação de sua estrutura física. Por fim, a análise SWOT evidenciou pontos positivos das organizações como utilização de recursos próprios e parcerias com fornecedores, os quais contribuíram para o aproveitamento de oportunidades, e apontou para a necessidade da introdução de novas tecnologias para adaptação a um ambiente incerto e competitivo.  

Palavras-Chave: MPEs. Empresas familiares. Gerenciamento de crise. COVID-19.

 

Abstract: This study aimed to identify the strategies and organizational actions adopted by Micro and Small Enterprises (MSEs) familiar in the clothing sector in the city of Irati, PR. This is a multi-case qualitative research, whose data collection was carried out from semi-structured interviews with the owner partners of three organizations. The results show that the closure of trade, the reduction in demand, the drop in sales and revenues and difficulties in acquiring new products are the main impacts felt by the companies investigated in the pandemic period. Prescriptive strategies related to good service and strategic planning are essential for the survival of organizations. As measures for managing the crisis, reactive actions were observed, mainly associated with the inclusion of media and digital marketing, changes in the operationalization of sales and, in some cases, the reduction of the operational staff. In general, the companies had their actions mainly oriented towards stability strategies and cost reduction, while one of them also focused on the growth strategy with the expansion of its physical structure. Finally, the SWOT analysis showed the organizations' positive points, such as the use of their own resources and partnerships with suppliers, which contributed to taking advantage of opportunities, and pointed to the need to introduce new technologies to adapt to an uncertain and competitive environment.

Keywords: MEPs. Family businesses. Crisis management. COVID-19.

Biografia do Autor

Gislaine Aparecida Kszan, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Sérgio Luis Dias Doliveira , Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professor Titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná; Bacharel em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná.

Flavia Massuga, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Filiação: Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGDC/UNICENTRO).

Marli Kuasoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Desenvolvimento Comunitário pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC), da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Filiação: Professora colaboradora do Departamento de Ciências Contábeis de Irati-PR, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

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2023-06-19

Como Citar

KSZAN, G. A.; DOLIVEIRA , S. L. D.; MASSUGA, F.; KUASOSKI, M. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO EM PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES DO SETOR DE VESTUÁRIO: BUSINESS STRATEGIES IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC: A STUDY IN SMALL FAMILY BUSINESSES IN THE CLOTHING SECTOR. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 12, n. 1, p. 253–275, 2023. DOI: 10.33362/visao.v12i1.3136. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3136. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos