O Impacto da Inteligência Artificial nas Organizações no Contexto do Marketing Moderno: uma revisão de literatura

The Impact of Artificial Intelligence on Organizations in the Context of Modern Marketing: a literature review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v14i1.3732

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Marketing Moderno, Marketing baseado em Dados, Marketing 6.0, Comportamento do Consumidor

Resumo

O marketing moderno visa entender as necessidades e desejos dos consumidores através da adoção das novas tecnologias disruptivas, como: Inteligência Artificial, algoritmos, chatbots, Internet das Coisas, Big Data dentre outros. Nesse cenário, as organizações buscam melhorar a experiência de compra dos clientes, com anúncios personalizados, recomendações e personalizações na entrega de produtos e/ou serviços no intuito de entender o perfil de consumo através do cruzamento de dados e informações disponíveis na web. Desse modo, o objetivo geral deste artigo é analisar o impacto da Inteligência Artificial nas estratégias e práticas das empresas no contexto do marketing moderno. Em relação à metodologia, o artigo divide-se em: revisão de literatura, exploratório e qualitativo. Na coleta dos dados foram analisadas 28 pesquisas entre livros, artigos, teses e dissertações referentes ao tema em questão. Conclui-se, portanto, que as principais tecnologias disruptivas oferecem, a curto prazo, um cenário exitoso para as organizações colocarem em prática a melhor experiência de consumo para os clientes. Por meio da Inteligência Artificial, é possível identificar o comportamento mais assertivo do consumidor tornando-se uma estratégia essencial para as empresas a fim de fortalecer a experiência de consumo e a hiperpersonalização no futuro.

Palavras-Chave: Inteligência Artificial. Marketing Moderno. Marketing baseado em Dados. Marketing 6.0. Comportamento do Consumidor.

 

Abstract:

Modern marketing aims to understand consumers' needs and desires through the adoption of new disruptive technologies, such as: Artificial Intelligence, algorithms, chatbots, Internet of Things, Big Data, among others. In this scenario, organizations seek to improve customers' shopping experience, with personalized advertisements, recommendations and customizations in the delivery of products and/or services in order to understand the consumption profile through the crossing of data and information available on the web. Therefore, the general objective of this article is to analyze the impact of Artificial Intelligence on companies' strategies and practices in the context of modern marketing. Regarding methodology, the article is divided into: literature review, exploratory and qualitative. When collecting data, 28 research studies were analyzed, including books, articles, theses and dissertations relating to the topic in question. It is concluded, therefore, that the main disruptive technologies offer, in the short term, a successful scenario for organizations to put into practice the best consumer experience for customers. Through Artificial Intelligence, it is possible to identify the most assertive consumer behavior, becoming an essential strategy for companies to strengthen the consumer experience and hyperpersonalization in the future.

Keywords: Artificial Intelligence. Modern Marketing. Data-based marketing. Marketing 6.0. Consumer Behavior.

Biografia do Autor

Lucas Rodrigo Santos de Almeida, Uninassau Costa Dourada

Graduado em Administração e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Professor dos cursos de Gestão da Faculdade Uninassau Costa Dourada. E-mail: lucasalmeidarecife@gmail.com 

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

RODRIGO SANTOS DE ALMEIDA, L. O Impacto da Inteligência Artificial nas Organizações no Contexto do Marketing Moderno: uma revisão de literatura: The Impact of Artificial Intelligence on Organizations in the Context of Modern Marketing: a literature review. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 14, n. 1, p. e3732-e3732, 2025. DOI: 10.33362/visao.v14i1.3732. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3732. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos