A CONSTRUÇÃO DA ORTOGRAFIA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Helen Rodrigues Cardoso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
  • Cassiane Garcez Flores Sutil Centro de Ensino Superior de Cachoeirinha – CESUCA

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v3i2.335

Resumo

O estudo aqui apresentado voltou-se para a reflexão sobre as questões ortográficas durante o processo de alfabetização. Para o sucesso da construção do sistema de escrita alfabética na vida dos alunos, tal relação é imprescindível. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar as ocorrências de erros ortográficos na escrita dos alunos em processo de alfabetização do terceiro ano do ensino fundamental de nove anos de uma escola da rede particular de ensino, da cidade de Cachoeirinha e classificá-las. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, desenvolvida com base em um estudo de caso e na realização de uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Varella (2004), Morais (1998) e Lemle (1991), entre outros. A coleta de dados foi realizada através da recolha de ditados e produções de texto espontâneas dos alunos. Foi possível observar nos resultados que nem todas as dificuldades ortográficas estão consolidadas, conforme está previsto no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. Pôde-se concluir, dessa forma que, mesmo os alunos estando no último ano do processo de alfabetização, ano esse previsto para aprofundamento e consolidação das questões ortográficas, não houve a consolidação de todas as dificuldades de ortografia. Tal resultado nos proporciona uma reflexão de como deve ser conduzido o processo de alfabetização, de forma a conciliá-lo com o ensino das questões ortográficas.

Publicado

2015-05-06

Como Citar

Cardoso, H. R., & Flores Sutil, C. G. (2015). A CONSTRUÇÃO DA ORTOGRAFIA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Professare, 3(2). https://doi.org/10.33362/professare.v3i2.335

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)