A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Circe Mara Marques Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha Universidade Alto do Rio do Peixe
  • Vera Lúcia da Silva CESUCA – Faculdade INEDI

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i3.821

Resumo

Este artigo trata da organização dos espaços na educação infantil. Tendo em vista que o modo de organização dos mesmos poderá favorecer ou restringir as aprendizagens, interações e brincadeiras das crianças, discutir esse tema se faz necessário. Resultou de uma investigação que teve como propósito saber os modos de participação das crianças na organização dos espaços da sala de aula. O objetivo principal foi analisar as oportunidades que estão sendo dadas às crianças de três a quatro anos para que sejam protagonistas na organização dos espaços na sala de aula. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada em uma escola de educação infantil localizada em um município da região metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram coletados a partir de observações da ação educativa e mediante entrevista com a professora da turma.  As análises foram realizadas a partir dos documentos oficiais do MEC e dos estudos de autores como Forneiro (1998), Horn (2004), Redin (2004), dentre outros. Os resultados dessa investigação mostraram que espaços físicos pequenos podem ser reinventados com/pelas crianças de modo a contemplar as suas brincadeiras e interações.

Palavras-chave: Educação Infantil. Infância. Espaço.

Child involvement in organization of space in childhood education

ABSTRACT

This article deals with the organization of spaces in early childhood education. Considering that the organization of the environmente can favor or restrict learning, interactions and games, the discussion this subject is needed.  The study is a result of an investigation that aimed to know the ways of participation of children in the organization of classroom spaces, so, co-authorship of the kids in the organization of these places. The main objective was to analyze and investigate the opportunities that are given to children from three to four years old that can be protagonist in the organization of spaces in the classroom.The qualitative research was done in an early children's school located in a town located in the metropolitan region of Porto Alegre. The data was collected from observations of educational action and through interview with the teacher in charge. The analysis was carried out taking into consideration official documents of MEC (Education Ministry of Brazil) and from studies carried out by authors like Forneiro (1998), Horn (2004), Redin (2004), among others. The results of this research showed that room space can be reinvented with / for children to contemplate their play and learning.

Keywords: Early Childhood Education. Childhood. Space.

Biografia do Autor

Circe Mara Marques, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha Universidade Alto do Rio do Peixe

Pós-doutoranda e doutora em educação pela UFRGS. Professora no curso de Pedagogia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha e no Programa de Pós-graduação da Universidade Alto do Rio do Peixe

Vera Lúcia da Silva, CESUCA – Faculdade INEDI

Acadêmica do curso de Pedagogia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA – Faculdade INEDI).

Publicado

2016-03-22

Como Citar

Marques, C. M., & Silva, V. L. da. (2016). A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Professare, 4(3), 141–156. https://doi.org/10.33362/professare.v4i3.821

Edição

Seção

DOCÊNCIA E PRÁTICAS CURRICULARES