AVALIAÇÕES DE SAÚDE DE ESCOLARES NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Autores

  • Manoela Aparecida Fumagalli Coelho Mello Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Rosa Maria Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Solange de Fátima Reis Conterno Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Lourdes Missio Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.1546

Palavras-chave:

Integralidade, Intersetorialidade, Promoção de Saúde, Programa Saúde na Escola.

Resumo

O Programa Saúde na Escola (PSE) instituiu-se como política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e Educação para, dentre outras atividades, realizar ações assistenciais de saúde a escolares. Objetiva-se identificar as ações de saúde realizadas pelo PSE e descrever os problemas identificados. Estudo descritivo com abordagem quantitativa com dados produzidos, em 2015, em um município situado na região Oeste do estado do Paraná. Um total de 24.084 crianças e adolescentes em idade escolar passaram por avaliações relacionadas ao componente I do PSE. Verificou-se que 1,33% indivíduos encontravam-se com muito baixo peso, 4,49% com baixo peso, 70,73% eutróficos, 21,64% com peso elevado e 1,75% dos dados não foram amostrados. O índice municipal de alterações bucais foi de 36,88%. Na saúde ocular, 12,81% dos alunos avaliados apresentaram problemas de visão. Com base nos resultados, sugere-se que haja a ampliação dessa política de saúde escolar para alcançar números maiores de escolares. Em especial, será fundamental para ampliação dos índices o investimento na formação e no treinamento para a atuação no programa, a fim de que ações sejam planejadas e executadas na expectativa de que o programa atinja seus objetivos e, de fato, seja efetivado no município em análise.

Biografia do Autor

Manoela Aparecida Fumagalli Coelho Mello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora no Curso de Mestrado em Biociências e Saúde e na Graduação em Enfermagem. Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Formação em Saúde. Unioeste – Cascavel/PR

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora no Curso de Graduação em Enfermagem. Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Formação em Saúde. Unioeste – Cascavel/PR.

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora no Curso de Mestrado em Biociências e Saúde e na Graduação em Enfermagem. Unioeste – Cascavel/PR.

Lourdes Missio, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora no Curso de Mestrado Profissional Ensino em Saúde. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – Dourados/MS.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

Fumagalli Coelho Mello, M. A., Rodrigues, R. M., Reis Conterno, S. de F., Gonçalves de Oliveira Toso, B. R., & Missio, L. (2019). AVALIAÇÕES DE SAÚDE DE ESCOLARES NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 8(2), 261–277. https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.1546

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde