COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: PÚBLICOS DE INTERESSE E PERSONA ORGANIZACIONAL

Adriana Sturmer, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Luana Leão, Mikaela de Souza

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de discutir o conceito de personas junto às demais abordagens sobre públicos de interesse no contexto da comunicação estratégica organizacional. Do ponto de vista de seu objetivo, o artigo constitui uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental são os procedimentos técnicos utilizados para resgatar as classificações de públicos de interesse mais tradicionais, apresentar o conceito de personas e discutir as noções de Inbound Marketing e Inbound PR. A intenção é contribuir para estabelecer um debate, baseado na noção de personas, sobre formatos, modelos ou caminhos mais específicos para identificar as características dos públicos com os quais uma organização se relaciona, atrelando tais características à estratégia de comunicação. Como resultados, cita-se que é possível identificar, através da metodologia Inbound PR, o potencial de influência das relações públicas na construção de uma comunicação de resultados que seja voltada para o indivíduo, para as personas.

Palavras-Chave: Relações públicas. Personas. Públicos de interesse.

 

STRATEGIC COMMUNICATION: PUBLIC INTEREST AND ORGANIZATIONAL PERSONA

Abstract: The present work has the objective of discussing the concept of personas along with the other approaches on public interest in the context of strategic organizational communication. From the point of view of its objective, the article constitutes an exploratory research of qualitative approach. Bibliographical research and documentary research are the technical procedures used to retrieve the most traditional classifications of interest, present the concept of personas and discuss the notions of Inbound Marketing and Inbound PR. The intention is to contribute to establish a debate, based on the notion of personas, about more specific formats, models or paths to identify the characteristics of the public with which an organization relates, linking such characteristics to the communication strategy. As results, it is possible to identify, through the Inbound PR methodology, the potential influence of the public relations in the construction of a communication of results that is directed towards the individual, for the people.

Keywords: Public relations. Personas. Public interest.


Palavras-chave


Relações públicas. Personas. Públicos de interesse.

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DOI: https://doi.org/10.33362/visao.v8i1.1728

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