PERCEPÇÕES DA FOTOGRAFIA DO FILME 1917 POR ESTUDANTES DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA ENVOLVIDOS NUM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM AUDIOVISUAL DE BLUMENAU/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v11i1.3003

Resumo

No presente trabalho analisa-se a percepção do filme 1917 (Sam Mendes), a partir da sua fotografia por estudantes de Publicidade e Propaganda envolvidos num projeto de extensão universitária em audiovisual (Plug in), no município de Blumenau/SC. A abordagem da pesquisa caracteriza-se como qualitativa e utiliza um roteiro de perguntas aplicado em um grupo de interlocução formado por acadêmicos bolsistas de extensão durante o segundo semestre de 2022. Os resultados revelam que os alunos têm a percepção de que o filme 1917 tem uma excelente fotografia, que toca o espectador, devido à forma como a produção dá bastante atenção na ambientação, nas cores e na configuração da criação de uma sequência contínua entre seus enquadramentos e planos. 

Palavras-chave: Cinema. Extensão. Fotografia. Publicidade. Propaganda.

Biografia do Autor

Rafael José Bona, Furb/Univali

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb) e dos cursos de graduação da Furb e da Univali.

Pedro Tomazoni Rodrigues de Souza, FURB

Graduado em Publicidade e Propaganda (FURB).

Referências

BLOCK, B. A. A narrativa visual: criando a estrutura visual para cinema, TV e mídias digitais. Tradução: Cláudia Mello Belhassof. São Paulo: Elsevier, 2010.

BORDWELL, D. La narración en el cine de ficción. Barcelona: Paidós, 1996.

FARINA, M; PEREZ, C; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Blucher, 2006.

FERREIRA, L. S.; FIORIN, B. P. A.; AMARAL, C. L. C.; MARASCHIN, M. S. Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 191-210, jan./abr. 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução: Maria L. L. da Silva. 1ª ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

KELLISON, C. Produção e direção para TV e vídeo: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MASCELLI, J. V. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus, 2010.

PEREZ, C. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Thomson Learning, 2004.

RAFOLS, R.; COLOMER, A. Diseño audiovisual. Barcelona: GG Diseños, 2003.

Downloads

Publicado

2023-02-09

Como Citar

BONA, R. J.; SOUZA, P. T. R. de. PERCEPÇÕES DA FOTOGRAFIA DO FILME 1917 POR ESTUDANTES DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA ENVOLVIDOS NUM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM AUDIOVISUAL DE BLUMENAU/SC. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 17–31, 2023. DOI: 10.33362/ext.v11i1.3003. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3003. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos