IMPLICAÇÕES NO AVANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SOB INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v11i1.3279Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Políticas Públicas em Educação, Agentes não-estatais, Implicações, NeoliberalismoResumo
Este estudo teve como objetivo geral compreender as implicações no avanço das políticas públicas de educação sob influência do neoliberalismo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica (de seleção intencional) de seis trabalhos que tratam da influência neoliberal nas políticas públicas de educação e quais implicações educacionais esta desenvolve. Os achados mostram que os agentes não-estatais estão ganhando cada vez mais espaço na educação básica pública. Esses agentes fornecem todo tipo de serviço/ material para o sistema público. O intuito da ótica privada é o lucro, a manutenção do mercado de consumo e a manutenção do excelência sobre a marca e, com isso, salientamos o forte papel do estado na mediação e fiscalização deste processo. A não política de investimento em educação é a política de privatização da educação pública.
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