IMPLICAÇÕES NO AVANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SOB INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v11i1.3279

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Políticas Públicas em Educação, Agentes não-estatais, Implicações, Neoliberalismo

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral compreender as implicações no avanço das políticas públicas de educação sob influência do neoliberalismo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica (de seleção intencional) de seis trabalhos que tratam da influência neoliberal nas políticas públicas de educação e quais implicações educacionais esta desenvolve. Os achados mostram que os agentes não-estatais estão ganhando cada vez mais espaço na educação básica pública. Esses agentes fornecem todo tipo de serviço/ material para o sistema público. O intuito da ótica privada é o lucro, a manutenção do mercado de consumo e a manutenção do excelência sobre a marca e, com isso, salientamos o forte papel do estado na mediação e fiscalização deste processo. A não política de investimento em educação é a política de privatização da educação pública.

Biografia do Autor

Eliane Gatto, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. UNIVALI. https://orcid.org/0009-0004-9878-150X. gattoeliane@gmail.com.

Ana Claudia Delfini, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. UNIVALI. https://orcid.org/0000-0002-7154-9020. anaclaudia.univali@gmail.com.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

BAUMGÄRTNER, L.; GATTO, E.; DELFINI, A. C. IMPLICAÇÕES NO AVANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SOB INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 98–112, 2023. DOI: 10.33362/ext.v11i1.3279. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3279. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos