HORTA ESCOLAR COMO PRECEITO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SOLEDADE-RS
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v11i2.3397Palavras-chave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Horta Escolar, Meio AmbienteResumo
Nas últimas décadas, houve o uso irracional dos recursos naturais pela humanidade sem preocupação com as consequências futuras. Diante disso, houve a necessidade do seu uso de forma sustentável, visando o equilíbrio entre a utilização dos elementos disponíveis na natureza e a sua exploração, emergindo, assim, uma das caracterizações da sustentabilidade. Com isso, emergiu o conceito de desenvolvimento sustentável, que concebe métodos de conscientização entre a sociedade e alternativas sustentáveis. A sustentabilidade e a educação ambiental (EA) são basilares para o desenvolvimento sustentável, no que concerne a práticas educativas com o viés ambiental, e uma das formas de integrá-las pode ser com a implantação de uma horta no ambiente escolar, além do seu acompanhamento contínuo. A pesquisa, resultado de um projeto de extensão universitária, teve como objetivo compreender como a EA pode contribuir para a consciência e participação em torno das questões do meio ambiente visando à contribuição para a sustentabilidade, concebendo, para isso, uma horta em uma escola pública de ensino fundamental no município de Soledade-RS e acompanhando as etapas de seu desenvolvimento. A pesquisa teve característica descritiva, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A horta escolar com vistas à EA foi uma ferramenta de participação da comunidade escolar, objetivando promover a conscientização, preservação, e sensibilização ambiental e, ao mesmo tempo, uma discussão permanente com as relações sociais, o meio ambiente e a comunidade. Com o manifesto da interdisciplinaridade, possibilitaram-se novas reflexões, o repensar das ações pelo docente frente à necessidade de formação do estudante, com oportunidades de aprendizagem em cada projeto, potencializando sua autonomia em competências e habilidades.
Referências
AYRES, J. R. Uma concepção hermenêutica de saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 43-62, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/hSgv4n6yzC76Hsv3rmHVS5y/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2023.
BERNARDES, M. B. J.; PRIETO, É. C. Educação ambiental: disciplina versus tema transversal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 24, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3891/2321. Acesso em: 25 jun. 2023.
BISSOTTO, J. T.; CAMPOS, R. F. F. de. Projeto horta na escola através de práticas sustentáveis de permacultura: estudo de caso na Escola Básica Naya Sampaio Gonzaga. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 91–96, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2081. Acesso em: 26 jan. 2024.
BRASIL. Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 15 set. 2023.
BORGES, R. de M. A horta comunitária como ferramenta para o ensino aprendizagem interdisciplinar em tempos da pandemia covid-19. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. 16, n. 2, p. 43-63, 2022. Disponível em: https://rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/514/350. Acesso em: 08 ago. 2023.
BORTOLON, B.; MENDES, M. S. S. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, v. 5, n.1, p. 118-136, 2014. Disponível em: https://www.univali.br/graduacao/direito-itajai/publicacoes/revista-de-iniciacao-cientifica-ricc/edicoes/lists/artigos/attachments/984/arquivo%206.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.
CARDOSO, K. M. M. Educação ambiental nas escolas. 2011. 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/1892/1/2011_KeniaMesquitaMendesCardoso.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.
CARVALHO, A. R.; MARQUES-ALVES, S. Diversidade e índice sucessional de uma vegetação de Cerrado sensu stricto na Universidade Estadual de Goiás-UEG, campus de Anápolis. Revista Árvore, v. 32, p. 81-90, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rarv/a/PPKJVTRYHXsHFV7zNstvxFy. Acesso em: 22 jul. 2023.
DIAS, G. F.; SALGADO, S. Educação ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2008.
FERREIRA, L. da C.; MARTINS, L. da C. F.; MEROTTO, S. C.; RAGGI, D. G.; SILVA, J. G. F. da. Educação ambiental e sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 201-214, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2678/1639. Acesso em: 07 ago. 2023.
FRAGAS, A. M. L.; VIANNA, A. V. Horta Escolar e Interatividade Digital: possibilidades para a promoção da educação ambiental. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, v. 18, n. 1, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/17678/12944. Acesso em: 19 jan. 2024.
GOMES, Y. L.; PEDROSO, D. S. Metodologias de Ensino em Educação Ambiental no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. 1-33, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/35007/30402. Acesso em: 19 mai. 2023.
IRALA, C. H.; FERNANDEZ, P. M. Manual para escolas: a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. Brasília: Ministério da Educação, 2001.
LIMA, P. T.; DIAS, N.; ROSALEN, M. S. Trabalho por projeto: utilização de uma horta escolar para o ensino e aprendizagem de ciências. Cadernos de Educação, v. 16, n. 32, p. 107-121, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/7575/5730. Acesso em: 12 ago. 2023.
MONTEIRO, J. M. Educação e sustentabilidade: análise de um projeto de educação ambiental. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2020. Disponível em: https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/4920/5/Jane_Monteiro_2020. Acesso em: 14 jun. 2023.
MORAES, M. C. Complexidade e currículo: por uma nova relação. Santiago: Polis, v. 9, n. 25, p. 1-20, 2010. Disponível em: https://journals.openedition.org/polis/pdf/573. Acesso em: 21 ago. 2023.
NASCIMENTO, F. P. do; SOUZA, F. L. L. Metodologia da Pesquisa Científica. Brasília: Thesaurus, 2016.
NAVES, L. da C. R.; SOUZA, H. A. de. A gestão participativa na escola pública e o ensino da educação ambiental. In: IBEAS–Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais. VIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Anais [...] Campo Grande, 2017. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2017/VII-027.pdf. Acesso em: 08 set. 2023.
OLIVEIRA, F.; PEREIRA, E.; JÚNIOR, A. P. Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2546/1584. Acesso em: 01 dez. 2023.
PARANHOS, L. R. L.; RODOLPHO; P. J. Metodologia da pesquisa aplicada à tecnologia. São Paulo: SENAI-SP Editora, 2014.
REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: CASCINO, F.; JACOBI, P. R.; OLIVEIRA, J. F. de (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, p. 43-50, 1998.
RIO GRANDE DO SUL. Proposta Pedagógica para o ensino médio politécnico e educação profissional integrada ao ensino médio 2011-2014. Secretaria de Educação. Porto Alegre, 2011.
RODRIGUES, M. A.; MARTINS, L. A.; SOARES, S. Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados-MS. Horizontes-Revista de Educação. Dourados: UFGD, v. 9, n. 16, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151/6615. Acesso em: 30 jun. 2023.
ROESE, A. D.; CURADO, F. F. A contribuição da agricultura urbana na segurança alimentar comunitária em Corumbá e Ladário, MS. In: IV SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL. Anais [...]. Corumbá: Embrapa, p. 23-26, 2004.
SÁ, M. T. de; GOMES FILHO, A. C.; RODRIGUES, V. E. R. Conhecimento ambiental de práticas sustentáveis em centros de educação infantil: uma proposta de intervenção. Educação: as principais abordagens dessa área. São José dos Pinhais: Seven Editora, v. 2, p. 345-365, 2023. Disponível em: https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/433/424. Acesso em: 22 jul. 2023.
SANTOS, A. P. R. dos. Implantação da horta escolar em uma escola pública em Araras-SP. 2014, 28 f. Monografia (graduação). Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Especialização em Ensino de Ciências, 2014. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21731/3/MD_ENSCIE_IV_2014-06.pdf. Acesso em: 13 nov. 2023.
SANTOS, A. P. R. dos. Práticas educativas em saúde mental: a escola como espaço para a ruptura dos estigmas sobre a doença mental. Revista Principia. João Pessoa: Editoria da Revista Principia, v. 46, p. 11-18, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/2267. Acesso em: 08 set. 2023.
SANTOS, R. A. dos. Sustentabilidade: a horta escolar como estratégia de educação ambiental. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Programa Universidade Aberta do Brasil, Centro de Educação Superior a Distância, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019a. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12651/4/Ronielson_Alves_Santos.pdf. Acesso em: 26 mai. 2023.
SILVA, M. M. P. da; LEITE, V. D. Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 20, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3855/2299. Acesso em: 05 nov. 2023.
SILVA, C.; ROCHA, M.; FERREIRA, M. Uso da horta escolar na Escola Municipal de Educação Básica Guilherme Calheiros, Flexeiras/AL: um espaço pedagógico. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, v. 6, 2015. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/geomae/article/view/5829/3853. Acesso em: 11 jun. 2023.
SILVA, V. da; SILVA, V. L. da; SILVA, F. de A. da; SILVA, V. da; SILVA, R. B. da; COSTA. D. de A. Avaliação dos aspectos positivos de uma horta escolar. Educação Ambiental em Ação, v. 21, n. 84, 2017. Disponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3038. Acesso em: 14 ago. 2023.
SILVA, M. R. F. da; FARIAS, C. A.; DUTRA, M. da C. F. da S. G.; SOARES, M. Y. T. Hortas escolares e interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Matemática, Ensino e Cultura, v. 18, n. 45, 2023. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/549/502. Acesso em: 31 out. 2023.
SOARES, B. E. C.; NAVARRO, M. A.; FERREIRA, A. P. Desenvolvimento sustentado e consciência ambiental: natureza, sociedade e racionalidade. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro: UFRJ, v. 2, p. 42-49, 2004. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v02/cec_vol_2_m33411.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
SOUZA, F. R. da S. Educação ambiental e sustentabilidade: uma intervenção emergente na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9616/7739. Acesso em: 13 jul. 2023.
SIMÃO, J. F. R.; ROCHA, J. D. T. Tecnologias na EaD: caminhos para a formação docente na educação básica. Revista Humanidades & Inovação, v. 8, n. 62, p. 321-332, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5762/3616. Acesso em: 29 ago. 2023.
TAVARES, A. M. B. do N.; SILVA, E. C. P. da; AQUINO, J. de S.; EVANGELISTA, J. C. O.; SANTANA, J. C. F. de; PAULO, S. A. M. Educação ambiental e horta escolar: novas perspectivas de melhorias no ensino de ciências e biologia. In: III ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE. Anais [...]. Niterói: UFF, 2012.
VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007. Disponível em: http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).