HORTA ESCOLAR COMO PRECEITO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SOLEDADE-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v11i2.3397

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Horta Escolar, Meio Ambiente

Resumo

Nas últimas décadas, houve o uso irracional dos recursos naturais pela humanidade sem preocupação com as consequências futuras. Diante disso, houve a necessidade do seu uso de forma sustentável, visando o equilíbrio entre a utilização dos elementos disponíveis na natureza e a sua exploração, emergindo, assim, uma das caracterizações da sustentabilidade. Com isso, emergiu o conceito de desenvolvimento sustentável, que concebe métodos de conscientização entre a sociedade e alternativas sustentáveis. A sustentabilidade e a educação ambiental (EA) são basilares para o desenvolvimento sustentável, no que concerne a práticas educativas com o viés ambiental, e uma das formas de integrá-las pode ser com a implantação de uma horta no ambiente escolar, além do seu acompanhamento contínuo. A pesquisa, resultado de um projeto de extensão universitária, teve como objetivo compreender como a EA pode contribuir para a consciência e participação em torno das questões do meio ambiente visando à contribuição para a sustentabilidade, concebendo, para isso, uma horta em uma escola pública de ensino fundamental no município de Soledade-RS e acompanhando as etapas de seu desenvolvimento. A pesquisa teve característica descritiva, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A horta escolar com vistas à EA foi uma ferramenta de participação da comunidade escolar, objetivando promover a conscientização, preservação, e sensibilização ambiental e, ao mesmo tempo, uma discussão permanente com as relações sociais, o meio ambiente e a comunidade. Com o manifesto da interdisciplinaridade, possibilitaram-se novas reflexões, o repensar das ações pelo docente frente à necessidade de formação do estudante, com oportunidades de aprendizagem em cada projeto, potencializando sua autonomia em competências e habilidades.

Biografia do Autor

Rozenir Veise da Paixão

Bacharel em Gestão Ambiental - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias. Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação. Mestre em Educação. Licenciado em Física. Bacharel em Filosofia. Especialista em Psicossomática. Especialista em Psicologia Analítica. Professor da Escola Politécnica da PUCRS e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

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2023-12-29

Como Citar

RACTS CLAUDIO DA SILVA, L.; VEISE DA PAIXÃO, R.; ROCHA FILHO, J. B. da. HORTA ESCOLAR COMO PRECEITO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SOLEDADE-RS. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 1–19, 2023. DOI: 10.33362/ext.v11i2.3397. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3397. Acesso em: 28 abr. 2024.

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