PSICOLOGIA AMBIENTAL NA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA

PRATICANDO A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v12i00.3458

Palavras-chave:

Inclusão, Pessoa com Deficiência, Psicologia Ambiental

Resumo

O projeto "Promovendo a Inclusão: práticas em psicologia ambiental" foi desenvolvido como uma atividade de extensão em uma instituição de apoio a pessoas com deficiência visual em Campina Grande, Paraíba. Utilizando uma abordagem multidisciplinar fundamentada na Psicologia Ambiental, o objetivo foi de compreender as necessidades específicas dessa população e promover sua inclusão em diferentes ambientes. O projeto de extensão buscou atender, jovens e adultos matriculados na instituição, de ambos os sexos, com idades entre 19 e 46 anos. A metodologia do projeto foi orientada pela pesquisa-ação e incluiu três momentos distintos: uma roda de conversa inicial para estabelecer confiança e compartilhar expectativas, um grupo de debate para discutir dificuldades enfrentadas e propor soluções, e uma atividade prática de locomoção na cidade para capacitar os participantes e promover sua independência. Os resultados destacaram a importância de uma abordagem sensível e adaptada às necessidades específicas das pessoas com deficiência visual, proporcionando um ambiente acolhedor e inclusivo. Além disso, ressaltaram a necessidade de promover conscientização e ações práticas para melhorar a acessibilidade em espaços públicos.

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

GALDINO DOURADO, J. L.; DOS SANTOS BARBOSA , A.; RODRIGUES ANDRADE DE SOUZA GOMES, E. PSICOLOGIA AMBIENTAL NA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA: PRATICANDO A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 12, n. 00, p. 71–82, 2024. DOI: 10.33362/ext.v12i00.3458. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3458. Acesso em: 2 jul. 2024.