CONTRIBUIÇÕES DE ANTONIO NÓVOA PARA AS DISCUSSÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v12i00.3468Palavras-chave:
Educação, Formação de professores., Pesquisa.Resumo
A evolução do papel da universidade no mundo contemporâneo tem indicado a necessidade de um equilíbrio entre ensino profissional e a formação cidadã, contemplando a tríade ensino, pesquisa e extensão. Partindo dessa premissa, criou-se um grupo de estudos, intitulado Grupo de Formação de Professores, com a intenção de potencializar a prática da pesquisa dentro da universidade. Este artigo, além de apresentar o processo de organização desse grupo, tem como objetivo socializar algumas das discussões realizadas e problematizadas pelos participantes relacionadas à formação de professores, com base nas contribuições de Antônio Nóvoa. As considerações finais indicam que esse teórico propõe um olhar crítico à escola e ao papel do professor, pontuando a importância de repensar os processos formativos dos professores diante das constantes mudanças no contexto educacional.
Referências
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001.
Diniz, R. V. (2019). Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (campinas), 24(3), 573–593. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000300002. Acesso em 19 fev. 2024.
Gatti, B. A. (2010). Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, 31(113), 1355–1379. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016 Acesso em 19 fev. 2024.
Nóvoa, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf Acesso em: 8 fev. 2024.
Nóvoa, A.; Cirilo, P. R.; Nascimento Silva, P.; Nonato, B. F. Desafios e perspectivas contemporâneas da docência universitária: um diálogo com o professor António Nóvoa. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–20, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.48009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48009 Acesso em: 29 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).