QUALIFICAÇÃO DOS COLABORADORES DO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO
UM ESTUDO DE CASO EM VIDEIRA/SC
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v12i00.3476Palavras-chave:
Comércio, Qualificação, Produtividade, Mercado de trabalhoResumo
O estudo aborda a importância da mão de obra qualificada, destacando que colaboradores instruídos são essenciais para a produtividade e competitividade das empresas. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto das ações de qualificação em empresas de comércio de vestuário em Videira/SC. Utilizando uma abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, exploratória quanto aos objetivos e de levantamento em relação aos procedimentos, os dados foram coletados por meio de um questionário respondido por 84 empresários de microempresas e empresas de pequeno porte do setor de Videira/SC. Os resultados revelam que as empresas priorizam ações como reuniões e feedbacks regulares, com frequência mensal, como forma de qualificação dos colaboradores. A maioria dos empresários percebe impactos positivos na rotina de trabalho, como melhoria no atendimento e aumento das vendas, porém, há relutância em ofertar treinamentos técnicos e benefícios auxiliares, sobretudo, por não estarem dispostos a investir dinheiro e tempo e na formação dos colaboradores. As principais características consideradas para um colaborador qualificado são vontade de aprender e engajamento com a empresa. Conclui-se que, embora haja esforços para qualificar os colaboradores, há oportunidades de melhorar a estruturação das equipes e promover treinamentos mais focados nas habilidades técnicas necessárias.
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