INCLUSÃO DO JOVEM COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
OLHAR DAS FAMÍLIAS SOBRE A INCLUSÃO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v12i00.3566Palavras-chave:
Deficiência, Inclusão social, EscolaresResumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de extensão com o objetivo de abordar as dúvidas e incertezas relacionadas à inclusão de jovens com deficiência no ensino regular nas escolas públicas de ensino fundamental de Caçador. A pesquisa analisou a perspectiva das famílias sobre esse processo e investigou como podemos ajudar as escolas a superar possíveis deficiências do sistema na inclusão desses alunos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário a 10 famílias, caracterizando um estudo transversal de caráter qualitativo, com cunho exploratório e descritivo. Os dados foram obtidos através da aplicação dos questionários durante visitas domiciliares. O projeto de extensão, no eixo de ciências sociais aplicadas, foi desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação de Caçador e a Escola Municipal Maria Luiza Barbosa, localizada em Santa Catarina, Brasil. Com os resultados obtidos, percebe-se que a maioria dos pais vê a inclusão de seus filhos com deficiência no ensino regular de forma positiva, mas aponta desafios como dificuldades de aprendizado e a necessidade de mais profissionais de apoio. O projeto destacou a importância do envolvimento familiar e da continuidade de projetos de extensão para uma sociedade mais inclusiva.
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