INCLUSÃO DO JOVEM COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

OLHAR DAS FAMÍLIAS SOBRE A INCLUSÃO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v12i00.3566

Palavras-chave:

Deficiência, Inclusão social, Escolares

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de extensão com o objetivo de abordar as dúvidas e incertezas relacionadas à inclusão de jovens com deficiência no ensino regular nas escolas públicas de ensino fundamental de Caçador. A pesquisa analisou a perspectiva das famílias sobre esse processo e investigou como podemos ajudar as escolas a superar possíveis deficiências do sistema na inclusão desses alunos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário a 10 famílias, caracterizando um estudo transversal de caráter qualitativo, com cunho exploratório e descritivo. Os dados foram obtidos através da aplicação dos questionários durante visitas domiciliares. O projeto de extensão, no eixo de ciências sociais aplicadas, foi desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação de Caçador e a Escola Municipal Maria Luiza Barbosa, localizada em Santa Catarina, Brasil. Com os resultados obtidos, percebe-se que a maioria dos pais vê a inclusão de seus filhos com deficiência no ensino regular de forma positiva, mas aponta desafios como dificuldades de aprendizado e a necessidade de mais profissionais de apoio. O projeto destacou a importância do envolvimento familiar e da continuidade de projetos de extensão para uma sociedade mais inclusiva.

Biografia do Autor

Juliana Deconto Carneiro, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Assistente Social. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Adriane Alves da Cruz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade. Docente de Departamento de Serviço Social. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Debora Fernandes Pinheiro, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutoranda em Engenharia de Alimentos. Universidade Federal do Paraná. Docente do Departamento de Nutrição. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Eliana Rezende Adami, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Pós-doutoranda em Bioética. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Referências

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

DECONTO CARNEIRO, J.; ALVES DA CRUZ, A.; FERNANDES PINHEIRO, D.; REZENDE ADAMI, E. INCLUSÃO DO JOVEM COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: OLHAR DAS FAMÍLIAS SOBRE A INCLUSÃO NA ESCOLA. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 12, n. 00, p. 96–104, 2024. DOI: 10.33362/ext.v12i00.3566. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3566. Acesso em: 31 out. 2024.