FORMAÇÃO DE HÁBITOS NUTRICIONAIS NO CORPO DOCENTE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL: A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR NA ALIMENTAÇÃO DOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v12i00.3613Palavras-chave:
Alimentos saudáveis, Infância, Nutrição escolar, ObesidadeResumo
O sobrepeso e a obesidade são considerados graves problemas de saúde pública ao redor do mundo e, no Brasil, o aumento de crianças obesas coloca em alerta os profissionais da saúde e da educação. Assim, a prática de atividades educativas nas escolas, incluindo a alimentação e a saúde, consistem em estratégias importantes que devem ser desenvolvidas a fim de conscientizar as crianças sobre alimentação saudável. O objetivo desse trabalho foi implementar ações de educação alimentar e nutricional para os professores de uma escola municipal de Caçador/SC. O trabalho foi desenvolvido com os professores onde foram realizadas rodas de conversa, palestras, atividades de metodologias ativas e oficinas culinárias. As atividades extensionistas envolvendo folders educativos com o intutito de despertar o interesse dos docentes sobre o tema “a influência do professor na alimentação dos escolares”, além de palestras, oficinas de culinária e distribuição de saladas de frutas em eventos na escola, proporcionaram a interação dos docentes com os alimentos saudáveis, despertaram o interesse das crianças nas frutas coloridas, com formatos diferentes e levaram uma experiência sensorial aos alunos, aos pais e a comunidade. Assim, pode-se concluir que a capacitação de docentes sobre alimentos saudáveis e o estímulo para que eles retratem isso aos escolares pode contribuir para a melhora nos hábitos alimentares das crianças, pois estas desenvolvem um vínculo de afeto e confiança com os professores.
Referências
AYDIN, G.; MARGERISON, C.; WORSLEY, A.; BOOTH, A. Parents’ communication with teachers about food and nutrition issues of primary school students. Children (Basel), v.9, n.4, p.510, 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de alimentação e nutrição. Brasília, 2012. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/politica_ alimentacao_nutricao.pdf> Acesso em: 12 set. 2024.
BRASIL. Portaria Interministerial nº 1.010, de 8 de maio de 2006. Institui as diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Brasília, 2006. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?acao=abrirAtoPublico&sgl_tipo=PIM&num_ato=00001010&seq_ato=000&vlr_ano=2006&sgl_orgao=MEC/MS>. Acesso em: 12 set. 2024
COLLADO-SOLER, R.; ALFÉREZ-PASTOR, M.; TORRES, F.L.; TRIGUEROS, R.; AGUILAR-PARRA, J.M.; NAVARRO, N. A systematic review of healthy nutrition intervantion programs in Kindergarten and Primary Education. Nutrients, v.15, n.3, p.541, 2023.
COTTON, W.; DUDLEY, D.; PERALTA, L.; WERKHOVEN, T. The effect of teacher- delivered nutrition education programs on elementar-aged students: An updated systematic review and meta-analysis. Preventine Medicine Reports, v.20, n.101178, 2020.
DUDLEY, D. A.; COTTON, W. G.; PERALTA, Louisa R. Teaching approaches and strategies that promote healthy eating in primary school children: a systematic review and meta-analysis. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 12, p. 1-26, 2015.
ELMAS, C.; ARSLAN, P. Effect of nutrition education received by teachers on primary school students’ nutrition knowledge. Nutrition Research and Practice, v.14, n.5, p.532- 539, 2020.
HABIB, M.A.; ALAM, M.R.; RAHMAN, R.; CHOWDHURY, A.I.; SHILL, L.C. Knowledge, attitudes, and practices (KAP) of nutrition among school teacher in Bangladesh: A cross- sectional study. PLoS One, v.18, n.3 p.0283530, 2023.
ILIĆ, A.; et al. Three-year school-based multicomponent intervention may change fruit and vegetable preferences in primary school children—a quasi-randomized trial. Nutrients, v. 15, n. 16, p. 3505, 2023.
KARPOUZIS, F.; et al. Evaluating OzHarvest’s primary-school Food Education and Sustainability Training (FEAST) program in 10–12-year-old children in Australia: protocol for a pragmatic cluster non-randomized controlled trial. BMC Public Health, v. 21, n. 1, p. 967, 2021.
LUESSE, H. B.; et al. In defense of food curriculum: a mixed methods outcome evaluation in afterschool. Health Education & Behavior, v. 46, n. 4, p. 612-625, 2019.
MALDONADO, L.; et al. Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, p. e00152320, 2022.
MEDEIROS, G.C.B.S.; AZEVEDO, K.P.M.; GARCIA, D.; OLIVEIRA SEGUNDO, V.H.; MATA, Á.N.S.; FERNANDES, A.K.P.; SANTOS, R.P.D.; TRINDADE, D.D.B.B.; MORENO, I.M.; GUILLÉN MARTÍNEZ, D.; PIUVEZAM, G. Effect of School-Based Food and Nutrition Education Interventions on the Food Consumption of Adolescents: A Systematic Review and Meta-Analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.19, n.17, p.10522, 2022.
MEDEIROS, G.C.B.S.; AZEVEDO, K.P.M.; GARCIA, D.; OLIVEIRA SEGUNDO, V.H.; MATA, Á.N.S.; FERNANDES, A.K.P.; SANTOS, R.P.D.; TRINDADE, D.D.B.B.; MORENO, I.M.; GUILLÉN MARTÍNEZ, D.; PIUVEZAM, G. Effect of School-Based Food and Nutrition Education Interventions on the Food Consumption of Adolescents: A Systematic Review and Meta-Analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.19, n.17, p.10522, 2022.
MENOR-RODRIGUEZ, M.J.; CORTÉS-MARTÍN, J.; RODRÍGUEZ-BLANQUE, R.; TOVAR-GÁLVEZ, M.I.; AGUILAR-CORDERO, M.J.; SÁNCHEZ-GARCÍA, J.C. Influence of an educational intervation on eating habits in school-aged children. Children (Basel), v.9, n.4, p.574, 2022.
MIZIA, S.; FELIŃCZAK, A.; WŁODAREK, D.; SYRKIEWICZ-ŚWITAŁA, M. Evaluation of Eating Habits and Their Impact on Health among Adolescents and Young Adults: A Cross- Sectional Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.18, n.8, p.3996, 2021.
NGA, V. T; et al. School education and childhood obesity: A systemic review. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, v. 13, n. 4, p. 2495-2501, 2019.
ROCHA, A.S; FACINA, V.B. Professores da rede municipal de ensino e o conhecimento sobre o papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos escolares. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 691-706, 2017.
ZEINSTRA, Gertrude G.; VAN DER HAAR, Sandra; HAVEMAN-NIES, Annemien. Strategies to increase primary school children's fruit and vegetable intake during 10AM snack time. Appetite, v. 163, p. 105235, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).