O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA
Uma discussão sobre o seu papel como serviço à educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v13i1.3850Palavras-chave:
Licenciatura em Física, Universidade comunitária, Educação básica, Formação docenteResumo
Este artigo analisa o papel do curso de Licenciatura em Física ofertado por universidades comunitárias como serviço estratégico à educação básica no Brasil. As universidades comunitárias, mesmo de natureza privada, desempenham funções públicas relevantes, especialmente na formação de professores para áreas críticas como a Física. O estudo discute as características institucionais dessas universidades, os fundamentos da formação docente em Física, os desafios enfrentados e as contribuições efetivas desses cursos para a melhoria da educação científica nas escolas públicas. Argumenta-se que tais cursos não apenas qualificam profissionais, mas também promovem práticas pedagógicas inovadoras, fortalecem o vínculo entre universidade e escola e contribuem para a construção da cidadania científica. Os resultados apontam que, apesar das adversidades – como evasão, desvalorização docente e limitações estruturais –, as universidades comunitárias mantêm seu compromisso social e ampliam o acesso ao conhecimento científico em regiões frequentemente desassistidas pelo Estado. O artigo conclui destacando a urgência de políticas públicas que consolidem a formação docente como uma prioridade nacional e reconheçam as universidades comunitárias como parceiras fundamentais na promoção de uma educação básica de qualidade.
Referências
AULER, Décio. Alfabetização científica e tecnológica e ensino de Ciências: questões e desafios na perspectiva da Educação Democrática. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 271-283, 2002.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 12 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Parecer CNE/CES 1.304/2001 de 6 de novembro de 2001. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf. Acesso em: 08 de agosto de 2025.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física. Resolução CNE/CES 9, de 11 de março de 2002. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES09-2002.pdf. Acesso em: 08 de agosto de 2025.
BRASIL. Lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013. Institui o marco regulatório das organizações da sociedade civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 nov. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2024: Resumo Técnico. Brasília, 2025. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2024.pdf. Acesso em: 08/08/2025.
CRUZ, Ana Carla da, ZAMA, Uyrá dos Santos, GUIMARÃES, Michele Hidemi Ueno. O voo e o Ensino de Física: recortes de uma pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 46, p. e20230366, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0366. Acesso em: 10 ago. 2025.
Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2019.
DEMO, Pedro. Educação e qualidade: o sonho do aluno. Campinas: Papirus, 1996.
FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha; et al. Alfabetização científica e tecnológica como transformação social: uma reflexão para a sua promoção no ensino de ciências a partir de uma tecnologia social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v.26:e53183, 2024. Disponível em http://dx.doi.org/ 10.1590/1983-21172022240195.
FERNANDES, Sandro Soares; VIANNA, Deise Miranda. O Proenfis, a sala de aula e o Ensino de Física. Ciência & Educação. v. 30, p. e24042, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320240042. Acesso em: 10 ago. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1355-1379, out./dez. 2009.
GOUVÊA, Gislene Silva. Ciência, cultura científica e alfabetização científica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 5-20, 2014.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, n. 5, p. 7-41, 1995.
HODSON, Derek. Teaching and learning science: towards a personalized approach. Buckingham: Open University Press, 1998.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2022: Notas estatísticas. Brasília, DF: MEC/INEP, 2023.
LIMA, Bertrand Luiz Corrêa; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Programa de Residência Docente na Formação de Professores Iniciantes. Educação & Realidade, v. 49, p. e135423, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236135423vs01. Acesso em: 10 ago. 2025.
LOPES, Maura Corcini; SCHULER, Betina; CASAGRANDA, Edison Alencar; ROSSETTO, Miguel da Silva. Universidade em questão: as instituições comunitárias e a dimensão formativa da gestão. Educação & Sociedade, v. 44, p. e273389, 2023.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: da teoria à prática. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
NASCIMENTO, Matheus Monteiro. O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200187-2, 2020.
NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, Valéria Aparecida de; SILVA, André Coelho da. Uma revisão da literatura sobre a evasão discente nos cursos de Licenciatura em Física. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. e11969, 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. São Paulo: Cortez, 2006.
ROMANOWSKI, Joana Paulin e SILVA, Priscila Juliana da. A formação pedagógica no curso de licenciatura em física: articulação entre os campos do conhecimento. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. v. 20, p. e9270, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-211720182001019. Acesso em: 10 ago. 2025.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
SGUISSARDI, Valdemar. Universidade pública e privada no Brasil: convergências e diferenciações. Campinas: Autores Associados, 2009.
SILVA, André Coelho da; CABRAL, Tairine de Carvalho. A visão de matriculados sobre a evasão num curso de Licenciatura em Física. Pro-Posições, v. 33, p. e20200046, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0046. Acesso em: 8 ago. 2025.
SILVA, Fernando Augusto; POJAR, Renata. A evasão nos cursos de Licenciatura em Física: um olhar através das histórias de vida. Caderno de Física da UEFS, v. 21, n. 02, p. 2601.1-16, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.13102/cad.fs.uefs.v21i02.10113. Acesso em: 9 ago. 2025.
SILVA, Luisa Mariana; BARBOSA Rafael de Carvalho. Aspectos sociais na escolha pela licenciatura em física: uma análise em universidades do Rio Grande do Sul. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. e10544, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210112. Acesso em: 10 ago. 2025.
SILVA, Maciel Sulzbacher da; HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; CAMPOMANES, Ricardo Robinson. Integração de atividades computacionais e experimentais: uma alternativa utilizando o paradoxo da queda livre. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, p. e20230082, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0082. Acesso em: 10 ago. 2025.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes docentes e formação profissional. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.
TAMAROZZI, Kauê Henrique; CORTELA, Beatriz Salemme Corrêa; KONDARZEWSKI, Isabel Cristina de Castro. A extensão universitária em um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública: representações sociais de docentes à luz do Discurso do Sujeito Coletivo. Ciência & Educação. v. 31, p. e25011, 2025. Disponíviel em: https://doi.org/10.1590/1516-731320250011. Acesso em: 10 ago. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





