O ESPAÇOS ESCOLARES: A LACUNA ENTRE A REALIDADE E AS NECESSIDADES PARA O NOVO ENSINO MÉDIO
SCHOOL SPACES: THE DIFFERENCE BETWEEN REALITY AND NEEDS FOR NEW HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v10i1.2928Palabras clave:
Espaço. Infraestrutura. Reforma do Ensino Médio.Resumen
RESUMO: O artigo discute um dos temas poucos debatidos na educação, porém extremamente necessário para o processo educacional. Os espaços escolares historicamente não são valorizados na mesma proporção da importância que eles possuem. A infraestrutura escolar ficou ainda mais importante após a lei da Reforma do Ensino Médio que dentre as tantas mudanças aumenta a carga horária nas escolas. Os alunos passam mais tempo na escola com as mesmas condições de sempre dificultando resultados diferentes. O estudo apresenta a infraestrutura das escolas estaduais de uma região específica do estado de Santa Catarina e analisa um caderno emitido pelo estado com roteiros pedagógicos dos componentes curriculares eletivos que aponta os espaços necessários para a aplicação dessas atividades. A infraestrutura da maioria das escolas da região é adequada de acordo com uma escala utilizada, porém ao analisar os espaços solicitados para os componentes eletivos, há uma verdadeira lacuna. Isso tudo reforça a ineficácia da reforma do Ensino Médio, pois não dialoga com a realidade das escolas.
Palavras-chave: Espaço. Infraestrutura. Reforma do Ensino Médio.
ABSTRACT: The article discusses one of the few topics discussed in education, but extremely necessary for the educational process. Historically, school spaces are not valued in the same proportion of the importance they have. School infrastructure has become even more important after the High School Reform law, which among many changes increases the workload in schools. Students spend more time at school with the same infrastructure as always, making different results difficult.
The study presents the infrastructure of state schools in a specific region of the state of Santa Catarina and analyzes a notebook issued by the state with pedagogical scripts of the elective curricular components that points out the necessary spaces for the application of these activities. The infrastructure of most schools in the region is adequate according to the scale used, but when analyzing the infrastructure requested for the elective components, there is a real gap. All of this reinforces the ineffectiveness of the reform of high school, as it does not dialogue with the reality of schools.
Keywords: Space. Infrastructure. High School Reform.
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