UM PLANO DE FRUIÇÃO ESTÉTICA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE BRUSQUE (SC)
an aesthetic fruition plan in early childhood education center in brusque (sc)
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v10i1.2831Palavras-chave:
Educação Infantil. Fruição Estética. Plano de ação. Espaço. Trabalho colaborativo.Resumo
RESUMO: O objetivo deste relato de experiência é demonstrar possibilidades na inserção da fruição estética para organização e planejamento dos espaços nas unidades escolares, cujo perfil de atendimento seja de bebês e crianças bem pequenas. Esta pesquisa qualifica-se em seu objetivo como descritiva. Em relação aos procedimentos, constitui-se um relato de experiência. A promoção de um ambiente com maior expressão de sensibilidade, humanidade e afetividade, potencializa as vivências e experiências na primeira infância, contribuindo consequentemente no desenvolvimento e aprendizagem. Compreendendo o espaço como o terceiro educador no cuidar e ensinar, o processo foi conduzido pelo coletivo do Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel II, que assumiu como premissa o trabalho colaborativo e a importância de um ambiente acolhedor e planejado em prol do bem-estar de todos, especialmente das crianças. As melhorias realizadas proporcionaram novas oportunidades na unidade escolar para interações e brincadeiras, bem como para o ato da apreciação artística.
Palavras-chave: Educação Infantil. Fruição Estética. Plano de ação. Espaço. Trabalho colaborativo.
ABSTRACT: The objective of this experience report is to demonstrate possibilities in the insertion of aesthetic fruition for the organization and planning of spaces in school units, whose service profile is for babies and very young children. This research qualifies in its objective as descriptive. Regarding the procedures, it is an experience report. The promotion of an environment with greater expression of sensitivity, humanity and affection, enhances experiences in early childhood, consequently contributing to development and learning. Understanding the space as the third educator in caring and teaching, the process was conducted by the Hilda Anna Eccel II Child Education Center collective, which assumed collaborative work and the importance of a welcoming and planned environment in favor of well-being as a premise. everyone, especially children. The improvements made provided new opportunities in the school unit for interactions and games, as well as for the act of artistic appreciation.
Keywords: Child education. Aesthetic Fruition. Action plan. Space. Collaborative work.
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