PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROESDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v11i1.3241Palavras-chave:
Educação, saúde, sustentabilidade.Resumo
Desenvolvimento Regional – PROESDE abrange parte da trajetória do programa na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP especificamente entre os anos de 2021–2023. Nesse período, destaca-se o aumento no número de projetos, acadêmicos envolvidos e pessoas impactadas pelas ações. O relato também apresenta algumas das atividades realizadas pelo PROESDE em parceria com as prefeituras locais, levando em conta os eixos temáticos da extensão. No trabalho, destacam-se os projetos envolvendo a terceira idade em Monte Carlo (SC), as Boas Práticas de Saúde em Frei Rogério (SC), a Revitalização da Biblioteca Municipal de Bocaina do Sul (SC), o Incentivo à Leitura de Lebon Régis (SC) o projeto de Contação de Histórias para Crianças em Matos Costas (SC); a Trilha Ecológica no Horto de Caçador e Horta Educativa Comunitária em Caçador. A metodologia adotada envolveu atividades de sensibilização, orientações por meio de palestras, roda de conversa e atividades práticas com a finalidade de oportunizar diálogo e interação do acadêmico com a comunidade. Como resultado das atividades extensionistas desenvolvidas pelos projetos nos municípios conveniados, destaca-se a continuidade dos convênios ao longo dos três anos nos respectivos municípios. Além disso, são considerados os impactos gerados pelo envolvimento dos acadêmicos e da comunidade atendida, direta e indiretamente, incluindo familiares dos participantes.
Referências
AGENDA 2030. VI Relatório luz da sociedade civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento de Desenvolvimento Sustentável Brasil. Grupo de trabalho da sociedade civil para a agenda 2030. Disponível em: https://brasilnaagenda2030.files.wordpress.com/2022/07/pt_rl_2022_final_web-1.pdf. Acesso em: 20 de jun. 2023.
CHIARELLO, Ilze Salete. A universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do proesde. Periódicos UNIARP – Revista Extensão em Foco.V. 3. p. 03. Nº 1. (2015). Disponível em: http://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/issue/view/38. Acesso em: 02 jun. 2023.
DEMETRIO, José Ademir et al. Experiência Univille – PROESDE – 2014. Periódicos UNIARP – Revista Extensão em Foco. V. 3 p. 187. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/issue/view/38/6. Acesso em: 06 jun. 2023.
MAIA, Cláudio Machado; SANTIN, Myriam Aldana Vargas. A Participação Social nos Processos de Decisão na Construção Regional. Periódicos UNIARP – Revista Extensão em Foco v. 1 p. 205 n.2 (2015). Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/issue/view/38/6. Acesso em: 13 jun. 2023.
MORAES, Flavio Fava de. Universidade, inovação e impacto socioeconômico. Scielo, p. 10, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/4FY7bXQX6nthzbyfXTJX7Cd/?lang=pt#. Acesso em: 02 jun. 2023.
NODARI, Tânia Maria dos Santos et al. Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional: O Caso da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Periódicos UNIARP – Revista Extensão em Foco v.1 p. 211 n.2 (2015). Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/issue/view/38/6. Acesso em: 06 jun. 2023.
UNIEDU – Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina. Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/graduacao/proesde. Acesso em: 17 de juh. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).