O FRACASSO DO COMPARATIVISMO AVALIADOR EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1079Resumo
Este texto trata do fracasso do comparativismo avaliador em redes e sistemas municipais de ensino catarinenses e paranaenses, no Brasil, como parte de um conjunto de reflexões de pesquisa quali-quantitativa em abordagem de pesquisa participante desenvolvida em oito municípios dos estados do Paraná e Santa Catarina, em nível de doutorado, em Ciências Sociais, da PUC/SP, no período de 2011 a 2015. O objetivo foi analisar os desafios e as possibilidades de construção coletiva de instrumentos de políticas de educação básica em municípios dos estados do Paraná e Santa Catarina, no período do Governo Lula. Discute-se o processo de construção do modelo de gestão gerencial-democrático, que teve início no Governo FHC, sofreu acréscimos no Governo Lula e a continuidade no Governo Dilma, no qual o comparativismo avaliador foi definido com um dos principais instrumentos de gestão elaborados pelos governos FHC e Lula, com a adesão ao PISA, em 2000, e a criação do IDEB em 2008. No nível municipal, a aplicação e a divulgação dos resultados desses instrumentos de gestão foram ressignificados ou simplesmente criticados, tendo pouca utilidade no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas escolares, da forma de gestão das escolas e da política educacional municipal como um todo. Enfim, o fracasso do comparativismo avaliador descontextualizado pode ser o ponto de partida para que sejam criados democraticamente, a partir da construção coletiva de critérios de excelência para a escola pública, novos instrumentos de gestão que contribua para a conquista da qualidade social da educação básica em municípios brasileiros.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Comparativismo Avaliador. Escola Pública Municipal.
ABSTRACTThis text deals with the failure of comparative evaluation in networks and municipal systems of education in Santa Catarina and Paraná, Brazil, as part of a set of qualitative and quantitative research reflections in a participatory research approach developed in eight municipalities in the states of Paraná and Santa Catarina, at doctorate level in Social Sciences, at PUC/SP, from 2011 to 2015. The objective was to analyze the challenges and possibilities of collective construction of basic education policy instruments in municipalities of Paraná and Santa Catarina, during President Lula’s Government. It discusses the process of construction of the managerial-democratic management model, which began in FHC’s Government, suffered increases in Lula’s Government and the continuity in Dilma’s Government, in which comparative evaluation was defined with one of the main management tools elaborated by FHC and Lula’s government, adhesion to PISA in 2000 and the creation of the IDEB in 2008. At municipal level, the application and dissemination of these results of these management instruments were either re-signified or simply criticized, having little use in improving Pedagogical practices, school management, and municipal educational policy as a whole. Finally, the failure of decontextualized comparative evaluation can be the starting point for the creation, democratically, of collective management of criteria of excellence for the public school, new management tools that contribute to the achievement of the social quality of basic education in Brazilian municipalities.
Keywords: School Management. Comparative evaluation. Public Schools.
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