UCRANIANOS NA EUROPA E NO BRASIL: UMA HISTÓRIA CAMPONESA
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.12Resumo
O povo Ucraniano pertence ao grupo indo-germânico, um velho povo eslavo que se formou de elementos vindos de países da Ásia Menor e do Mediterrâneo. Este artigo tem como objetivo mostrar a memória ucraniana que é marcada pelo espaço campesino é bem recente a fisionomia urbana deste povo. No final do século XIX e início do século XX, o porto de Paranaguá recebeu muitas levas de europeus. A notícia de terras férteis no sul do Brasil, havia atingido o outro lado do Atlântico. Os imigrantes, após deixarem o porto e atingirem Curitiba, formavam verdadeiras vilas ao redor da capital paranaense, na espera de adentrarem para o interior. Caracteriza-se este período, pela participação acentuada do grupo étnico ucraniano. O afluxo de imigrantes ucranianos para esta região é elevado e só é interrompido com a Primeira Guerra Mundial, somente retornando no inicio da década de 1920.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).