UCRANIANOS NA EUROPA E NO BRASIL: UMA HISTÓRIA CAMPONESA

Autores

  • Pedro Alves De Oliveira Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.12

Resumo

O povo Ucraniano pertence ao grupo indo-germânico, um velho povo eslavo que se formou de elementos vindos de países da Ásia Menor e do Mediterrâneo. Este artigo tem como objetivo mostrar a memória ucraniana que é marcada pelo espaço campesino é bem recente a fisionomia urbana deste povo. No final do século XIX e início do século XX, o porto de Paranaguá recebeu muitas levas de europeus. A notícia de terras férteis no sul do Brasil, havia atingido o outro lado do Atlântico. Os imigrantes, após deixarem o porto e atingirem Curitiba, formavam verdadeiras vilas ao redor da capital paranaense, na espera de adentrarem para o interior. Caracteriza-se este período, pela participação acentuada do grupo étnico ucraniano. O afluxo de imigrantes ucranianos para esta região é elevado e só é interrompido com a Primeira Guerra Mundial, somente retornando no inicio da década de 1920.

Biografia do Autor

Pedro Alves De Oliveira, Uniarp, Caçador, SC

Professor Mestre em Historia pela UPF-RS ministra aula nos cursos de Historia, Geografia e Pedagogia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

Oliveira, P. A. D. (2012). UCRANIANOS NA EUROPA E NO BRASIL: UMA HISTÓRIA CAMPONESA. Professare, 1(1), 17–36. https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.12

Edição

Seção

ARTIGOS