PROFESSORES, FORMADORES DE LEITORES E LUGARES DE LER
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1247Resumo
O artigo apresenta relato de pesquisa-ação em que se propôs a instalação de lugares de ler em localidades periféricas como ação político-pedagógica, visando examinar os efeitos da presença estruturada de uma ação leiturizante. O trabalho engajou seis alunos concluintes de Letras/PARFOR, vinculando a ação de fazer o espaço ao trabalho de conclusão de curso, o que permitia a integração reflexiva e prática na formação docente e o acompanhamento in loco das ações. Os resultados indicam que, não obstante a disposição de quem atua na escola, o vínculo com o lugar de ação, o compromisso pedagógico e a determinação local, ao lado da presença institucional são condições essenciais de sucesso ou fracasso; indicam também que é significativo o peso das disponibilidades objetivas e subjetivas da formação e da cultura local na conformação do processo.
Palavras-chave: Leitura. Escola. Formação de leitor. Espaço de leitura.
ABSTRACTThis article presents a report of research in which it was proposed the installation of places to read in peripheral communities as a political-pedagogical action, aiming to examine the effects caused by the presence of a structured place as a reading action. The work involved six undergraduate students of Letras/ PARFOR, understanding the action of making a place to read as the object of their final thesis, which allowed the reflexive and practical integration in teacher training and the in loco monitoring of the actions. The results indicate that, despite the disposition of those who work in the school, the link with the place of action, the pedagogical commitment, and the local determination, as well the institutional presence are essential conditions of success or failure; They also indicate that is significant the weight of the objective and subjective availability of training and local culture in the conformation of the process.
Keywords: Reading. School. Formation of reader. Place to read.
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