EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA DE FRUIÇÃO DA LITERATURA: CONTRIBUIÇÕES DE AIDAM CHAMBERS

Autores

  • Marileusa Cecília Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1252

Resumo

Orientador: Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva

Defesa em: 04 abr. 2017

Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa indutiva e dedutiva realizada com recursos da pesquisa bibliográfica. O objetivo desta pesquisa era delinear os contornos iniciais de uma didática da leitura da literatura que pudesse ser objetivamente assumida e trabalhada pelos professores das escolas. Partiu-se do pressuposto de que é possível apresentar aos professores uma alternativa para o trabalho com a literatura nas salas de aula, já que esta é tratada aqui como direito. Para elaborar esses contornos, elegeu-se como base o autor britânico Aidan Chambers e sua obra “Tell me”, ainda inédita no Brasil. A teoria proposta por Chambers para trabalho com a leitura de literatura foi analisada e imagina-se que possa ser uma boa opção para a realidade brasileira. As perspectivas são de que, com a utilização desta didática, embasada na interação, possam ser criadas redes de conhecimento e redes de leitura, além de apresentar uma alternativa para melhorar os problemas que as crianças têm com a interpretação textual.

Palavras-chave: Leitura, Literatura, Aidan Chambers, Rede de Leitura.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

Carvalho, M. C. (2017). EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA DE FRUIÇÃO DA LITERATURA: CONTRIBUIÇÕES DE AIDAM CHAMBERS. Professare, 6(1). https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1252

Edição

Seção

Resumo de Dissertações