EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA DE FRUIÇÃO DA LITERATURA: CONTRIBUIÇÕES DE AIDAM CHAMBERS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1252Resumen
Orientador: Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva
Defesa em: 04 abr. 2017
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa indutiva e dedutiva realizada com recursos da pesquisa bibliográfica. O objetivo desta pesquisa era delinear os contornos iniciais de uma didática da leitura da literatura que pudesse ser objetivamente assumida e trabalhada pelos professores das escolas. Partiu-se do pressuposto de que é possível apresentar aos professores uma alternativa para o trabalho com a literatura nas salas de aula, já que esta é tratada aqui como direito. Para elaborar esses contornos, elegeu-se como base o autor britânico Aidan Chambers e sua obra “Tell me”, ainda inédita no Brasil. A teoria proposta por Chambers para trabalho com a leitura de literatura foi analisada e imagina-se que possa ser uma boa opção para a realidade brasileira. As perspectivas são de que, com a utilização desta didática, embasada na interação, possam ser criadas redes de conhecimento e redes de leitura, além de apresentar uma alternativa para melhorar os problemas que as crianças têm com a interpretação textual.
Palavras-chave: Leitura, Literatura, Aidan Chambers, Rede de Leitura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).