ENSINO DE ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE E GÊNEROS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Quédia Cabral Martins
  • Maryualê Malvessi Mittmann Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Campus Itajaí, SC, e do Programa de Mestrado em Letras do Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST), Lages, SC.

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1279

Resumo

Analisamos um conjunto de depoimentos de docentes acerca do processo do ensino da escrita nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio em escolas públicas e privadas da região do Vale do Itajaí/SC. Visamos refletir sobre questões relacionadas à prática docente, em particular quanto à metodologia utilizada nas aulas de redação e a importância do ensino centrado nos gêneros discursivos. A perspectiva de gêneros discursivos aplicada no processo de ensino/aprendizagem da escrita é uma alternativa eficaz do ensino da linguagem padrão em sala de aula. Verificamos, através dos relatos dos docentes, que ainda hoje existe um distanciamento entre as concepções teóricas recomendadas para o ensino de língua portuguesa e as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Ensino de escrita. Gêneros discursivos. Prática docente.

ABSTRACT

We analyzed a set of interviews with teachers about the teaching of writing in Portuguese Language classes in High School at public and private schools in the Vale do Itajaí/SC region. We aim to reflect on issues related to teaching practice, especially those regarding to the methodology used in teaching writing and the importance of the linguistic theories on discursive genres. The discursive perspective applied in the teaching/learning process of writing is an effective alternative to traditional approaches to language teaching. We verified, based on the teachers’ answers, that there is still a gap between the theoretical conceptions recommended for teaching Portuguese and the activities developed in the classroom.

Keywords: Portuguese Language. Teaching writing. Discursive genres. Teaching practice.

Biografia do Autor

Quédia Cabral Martins

Licenciada em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí, Brasil. E-mail: quedia.quedia@gmail.com.

Maryualê Malvessi Mittmann, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Campus Itajaí, SC, e do Programa de Mestrado em Letras do Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST), Lages, SC.

Docente do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Campus Itajaí, SC, e do Programa de Mestrado em Letras do Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST), Lages, SC. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Florianópolis, Brasil. E-mail: mittmann@univali.br.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Martins, Q. C., & Mittmann, M. M. (2018). ENSINO DE ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE E GÊNEROS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA. Professare, 6(3). https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1279

Edição

Seção

ARTIGOS