ENSINO DE ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE E GÊNEROS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1279Resumen
Analisamos um conjunto de depoimentos de docentes acerca do processo do ensino da escrita nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio em escolas públicas e privadas da região do Vale do Itajaí/SC. Visamos refletir sobre questões relacionadas à prática docente, em particular quanto à metodologia utilizada nas aulas de redação e a importância do ensino centrado nos gêneros discursivos. A perspectiva de gêneros discursivos aplicada no processo de ensino/aprendizagem da escrita é uma alternativa eficaz do ensino da linguagem padrão em sala de aula. Verificamos, através dos relatos dos docentes, que ainda hoje existe um distanciamento entre as concepções teóricas recomendadas para o ensino de língua portuguesa e as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Palavras-chave: Língua Portuguesa. Ensino de escrita. Gêneros discursivos. Prática docente.
ABSTRACT
We analyzed a set of interviews with teachers about the teaching of writing in Portuguese Language classes in High School at public and private schools in the Vale do Itajaí/SC region. We aim to reflect on issues related to teaching practice, especially those regarding to the methodology used in teaching writing and the importance of the linguistic theories on discursive genres. The discursive perspective applied in the teaching/learning process of writing is an effective alternative to traditional approaches to language teaching. We verified, based on the teachers’ answers, that there is still a gap between the theoretical conceptions recommended for teaching Portuguese and the activities developed in the classroom.
Keywords: Portuguese Language. Teaching writing. Discursive genres. Teaching practice.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).