OS DESAFIOS DA PESQUISA EM ARTE: ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS

Autores

  • Daniel Bruno Momoli UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.13

Resumo

O presente estudo que ora se apresenta parte das preocupações de pensar a formação inicial de professores para o ensino de arte. Para tanto apresenta-se duas perspectivas de trabalho – A Investigacion Baseada em Las Artes (IBA) e A/r/tografia. Como ferramentas conceituais para este estudo usou-se de pesquisa bibliográfica e uso de Diário de Campo realizado durante as aulas de Trabalho de Conclusão de Curso com alunos de uma Instituição de Ensino Superior da região sudoeste do Paraná, na qual observou-se a construção e articulação das pesquisas com a formação da identidade dos docentes em artes visuais. Assim apresenta-se ao final a importância da arte para as pesquisas em educação e na formação do professor para o ensino de artes.

Biografia do Autor

Daniel Bruno Momoli, UNIARP

Possui graduação em Licenciatura em Artes com Hab.em Artes Visuais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2008).Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai - IDEAU.Mestrando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS na linha de pesquisa Ética,Alteridade e Linguagem na Educação. Professor da Faculdade do Vale Vizinhaça do Iguaçu -VIZIVALI campus Dois Vizinhos e na Universidade Alto Rio do Peixe - UNIARP em Caçador. Tem experiência na área de Pesquisa em Artes Visuais,Ensino de arte e História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte/educação, metodologias do ensino da arte,arte contemporânea, genêro e artes visuais,e formação de professores.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

Momoli, D. B. (2012). OS DESAFIOS DA PESQUISA EM ARTE: ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS. Professare, 1(1), 50–66. https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.13

Edição

Seção

ARTIGOS