DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1330Resumo
A presente dissertação teve como questão central analisar as interfaces e elos que relacionam a problemática dos indicadores de desenvolvimento regional, especificamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com a problemática da educação empreendida na cidade de Caçador, Santa Catarina. O Desenvolvimento Regional pode ser considerado um valor a ser fomentado na educação fundamental, o que se evidencia, de modo mais ou menos explícito, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na proposta curricular de SC, no Plano Nacional (20 Metas), na lei municipal da educação (Caçador-SC) e nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas EMEBHG de Sousa, EMEB Esperança, EMEBI Venâncio e EMEBHJ Berger. A pesquisa mostrou, simultaneamente, características básicas e aplicadas com abordagem qualitativa e finalidade descritiva e exploratória. Epistemologicamente, apoia-se em autores como: Dowbor, Dalabrida, Fazenda, Heemann, Canivez, Lenoir e Morin e em dados da Unesco. Tais referenciais subsidiaram a análise e a definição de conceitos como Desenvolvimento Regional, índice de Desenvolvimento Humano, cidadania e educação. Também, foi documental e bibliográfica em relação à análise das temáticas na LDB, PCSC, PNE e IDH. A pergunta norteadora baseou-se na prática dos gestores e professores em sala de aula para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sua região. Para tal, aplicou-se um questionário semiestruturado aos docentes e gestores do ensino fundamental anos iniciais das escolas supramencionadas. Os resultados analisados à luz do referencial teórico mostraram que a educação tem proposta cidadã e fomento ao desenvolvimento regional nas dimensões social, ambiental e cultural. Já as ações escolares demonstraram preocupação com a preparação dos alunos em termos de conteúdo, sendo que a reflexão em torno do desenvolvimento regional à luz do IDH ficou pouco evidente.
Palavras-chave: Desenvolvimento regional. Desenvolvimento humano. Educação. Legislação. Caçador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).