PEDAGOGIA DECOLONIAL: UMA OPÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS

DECOLONIAL PEDAGOGY: AN OPTION FOR INDIGENOUS EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2815

Palavras-chave:

Direitos Sociais, Afirmação Identitária, Processo educacional

Resumo

Sendo a escola uma instituição característica da cultura ocidental, ao instalar-se em comunidades indígenas atua pela interculturalidade. A interculturalidade e valorização cultural indígena por práticas decoloniais são temas alvo de inúmeras reflexões, visto que a relação do Estado com o povo indígena ainda se orienta pelas práticas e interesses colonialistas. Diante disso, o artigo tem como objetivo refletir sobre o conceito da pedagogia decolonial e seus impactos na educação indígena. Para a realização da pesquisa foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, em que autores como: Walsh (2013), Candau (2012), Freitas (2019), entre outros, foram consultados. Com a pesquisa foi possível compreender que a educação indígena é garantidora de direitos sociais, preservação cultural e afirmação identitária, pois por meio de práticas pedagógicas singulares que consideram a realidade do povo a qual se aplica, decoloniza o processo educacional e trabalha pela interculturalidade para afirmar os saberes indígenas que contribuem e problematizam os saberes europeizados.

Palavras-chave: Direitos Sociais. Afirmação Identitária. Processo educacional.

 

ABSTRACT

Since the school is a characteristic institution of western culture, when it settles in indigenous communities, it acts through interculturality. Interculturality and indigenous cultural valorization through decolonial practices are subject of numerous reflections, since the State's relationship with the indigenous people is still guided by colonialist practices and interests. Therefore, the article aims to reflect on the concept of decolonial pedagogy and its impacts on indigenous education. To carry out the research, the methodological procedure of the literature review with a qualitative approach was used, in which authors such as: Walsh (2013), Candau (2012), Freitas (2019), among others, were consulted. With the research, it was possible to understand that indigenous education is a guarantor of social rights, cultural preservation and identity affirmation, because through unique pedagogical practices that consider the reality of the people to which it applies, it decolonizes the educational process and works for interculturality to affirm indigenous knowledge that contributes to and problematizes Europeanized knowledge.

Keywords: Social Rights. Identity Affirmation. Educational process.

Biografia do Autor

Euclides Chacon, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências (UnB – 2020), bacharel em Química - UnB, licenciado em Química - UCB, licenciado em Pedagogia - IESA, licenciado em Matemática – FCE. Professor de Química da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Referências

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; MEDEIROS, Juliana Schneider. História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 60, p. 55-75 – 2010.

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Nós, os representantes do povo brasileiro, pondo a nossa confiança em Deus, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para organizar um regime democrático, que assegure à Nação a unidade, a liberdade, a justiça e o bem-estar social e econômico, decretamos e promulgamos a seguinte. Brasília: Diário Oficial da União, 1934.

BRASIL. Lei nº 6.001/1973. Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Brasília: Diário Oficial da União, 1937.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial da União, 1988.

BRASIL. (Lei de Diretrizes e Normas da Educação Brasileira). Art. nº 3 do Decreto Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan.-mar. 2012.

CAVALCANTI, Erinaldo. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, v. 7, nº 13, p. 272-292 – 2018.

FOERSTE, Erineu et al. Educação do campo e pedagogia social: interculturalidade em lutas coletivas por terra e educação. Revista Iberoamericana de Educación, vol. 76, pp. 125-142, 2018.

FONSECA, Selva Guimarães. História local e fontes orais: uma reflexão sobre

saberes e práticas de ensino de História. História Oral, v. 9, n. 1, p. 125-141, jan.-jun. 2006.

FREITAS, Altiere Dias de. Notas sobre o contexto do trabalho do grupo Modernidade/Colonialidade – Universidades Horizontes utópicos e desafios teóricos. REALIS, v.8, n. 02, p. 145-171, Jul-Dez. 2018.

LANGHINOTTI, Dulce Mara. Reflexão histórica sobre a educação escolar em terras indígenas e as políticas públicas de formação de docentes Kaingang no estado do Paraná. XI Congresso Nacional de Educação, 2013.

PAULA, Eunice Dias de. A interculturalidade no cotidiano de uma escola indígena. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 49, Dezembro/99.

RODRIGUES, Hanslilian Correia Cruz; BONFIM, Hanslivian Correia Cruz. A educação de campo e seus aspectos legais. In: Educere: SIPD/Cátedra UNESCO, 2017.

SILVA, Luciana Leite da. Aprendizagem histórica intercultural a partir dos contextos educacionais indígenas e não indígenas. Goiás: Universidade Federal de Goiás, 2019.

WALSH, Catherine. Pedagogias decoloniales: practicas insurgentes de resistir, (re)existir y (re) vivir.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Chacon, E. (2022). PEDAGOGIA DECOLONIAL: UMA OPÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS: DECOLONIAL PEDAGOGY: AN OPTION FOR INDIGENOUS EDUCATION. Professare, 11(1), e2815-e2815. https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2815

Edição

Seção

ARTIGOS