PEDAGOGIA DECOLONIAL: UMA OPÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS
DECOLONIAL PEDAGOGY: AN OPTION FOR INDIGENOUS EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2815Palavras-chave:
Direitos Sociais, Afirmação Identitária, Processo educacionalResumo
Sendo a escola uma instituição característica da cultura ocidental, ao instalar-se em comunidades indígenas atua pela interculturalidade. A interculturalidade e valorização cultural indígena por práticas decoloniais são temas alvo de inúmeras reflexões, visto que a relação do Estado com o povo indígena ainda se orienta pelas práticas e interesses colonialistas. Diante disso, o artigo tem como objetivo refletir sobre o conceito da pedagogia decolonial e seus impactos na educação indígena. Para a realização da pesquisa foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, em que autores como: Walsh (2013), Candau (2012), Freitas (2019), entre outros, foram consultados. Com a pesquisa foi possível compreender que a educação indígena é garantidora de direitos sociais, preservação cultural e afirmação identitária, pois por meio de práticas pedagógicas singulares que consideram a realidade do povo a qual se aplica, decoloniza o processo educacional e trabalha pela interculturalidade para afirmar os saberes indígenas que contribuem e problematizam os saberes europeizados.
Palavras-chave: Direitos Sociais. Afirmação Identitária. Processo educacional.
ABSTRACT
Since the school is a characteristic institution of western culture, when it settles in indigenous communities, it acts through interculturality. Interculturality and indigenous cultural valorization through decolonial practices are subject of numerous reflections, since the State's relationship with the indigenous people is still guided by colonialist practices and interests. Therefore, the article aims to reflect on the concept of decolonial pedagogy and its impacts on indigenous education. To carry out the research, the methodological procedure of the literature review with a qualitative approach was used, in which authors such as: Walsh (2013), Candau (2012), Freitas (2019), among others, were consulted. With the research, it was possible to understand that indigenous education is a guarantor of social rights, cultural preservation and identity affirmation, because through unique pedagogical practices that consider the reality of the people to which it applies, it decolonizes the educational process and works for interculturality to affirm indigenous knowledge that contributes to and problematizes Europeanized knowledge.
Keywords: Social Rights. Identity Affirmation. Educational process.
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