CURRÍCULOS E BIOPOLÍTICA DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Claudia Madruga Cunha Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v3i1.286

Resumo

Este artigo reflete os novos cursos de tecnologia e seus currículos, que aparecem nas instituições federais sob o contexto de uma política de governo que se denomina expansão universitária ou Reuni. Essa proposta de governo e sua interpretação são analisadas perante determinadas condições contextuais que agem e reagem a essa política. Tal comportamento fala de uma biopolítica que, na sua objetividade, amplia a formação básica e profissionalizante quando exerce de modo subjetivo alterações na ação docente. De um lado, esse grupo de professores modifica seu modo de agir e de se compreender em um meio que se alterou. De outro, a demanda da criação desses novos cursos e de seus currículos forja um campo onde as novas formações surgem delimitadas por uma política pública externa que flexiona uma concepção de prática educativa que tende a repetir, na estrutura interna, os imperativos da tradição acadêmica ao invés de agregar o novo.

Palavras-chave: Educação profissional. Novos currículos. Biopolítica. Políticas públicas.

ABSTRACT

This essay reflects how the new technological courses and its’ curriculum are appearing at the federal institutions under the context of a government politics that is called REUNI, based on expansion of the universities. This government proposition and its interpretation analyzed by determined contexture conditions, which act and react to this politics. Furthermore, this conduct demonstrates one biopolitics which objectively ampliates the professional and basics education, but subjectively does practice changes at the teaching body. At one hand, this professor’s group modifies their acting and their understanding of the University. At the other hand, the necessity of this news courses and curriculums creation, forges a place where the new formation emerges delimited by an external public policy that bend one conception of educative practice that tends to repeat the academical tradition imperatives at the internal structure, instead of adding the new.

Keywords: Professional education. New curriculums. Biopolitics. Public policy.

Biografia do Autor

Claudia Madruga Cunha, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Filosofia pela UFPEL; Mestre em Filosofia pela PUCRS; Doutora em Educação UFRGS; atua no Setor de Educação Profissional e Tecnológica e no Programa MP: Teoria e Prática de Ensino da UFPR; Grupo: Laboratório de investigação Corpo, Gênero e Subjetividade na Educação; Linha de pesquisa: Corpo, diferença e subjetividades contemporâneas

Publicado

2014-10-16

Como Citar

Cunha, C. M. (2014). CURRÍCULOS E BIOPOLÍTICA DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Professare, 3(1), 25–41. https://doi.org/10.33362/professare.v3i1.286

Edição

Seção

ARTIGOS