A CONSTRUÇÃO DA ORTOGRAFIA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v3i2.335Resumo
O estudo aqui apresentado voltou-se para a reflexão sobre as questões ortográficas durante o processo de alfabetização. Para o sucesso da construção do sistema de escrita alfabética na vida dos alunos, tal relação é imprescindível. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar as ocorrências de erros ortográficos na escrita dos alunos em processo de alfabetização do terceiro ano do ensino fundamental de nove anos de uma escola da rede particular de ensino, da cidade de Cachoeirinha e classificá-las. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, desenvolvida com base em um estudo de caso e na realização de uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Varella (2004), Morais (1998) e Lemle (1991), entre outros. A coleta de dados foi realizada através da recolha de ditados e produções de texto espontâneas dos alunos. Foi possível observar nos resultados que nem todas as dificuldades ortográficas estão consolidadas, conforme está previsto no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. Pôde-se concluir, dessa forma que, mesmo os alunos estando no último ano do processo de alfabetização, ano esse previsto para aprofundamento e consolidação das questões ortográficas, não houve a consolidação de todas as dificuldades de ortografia. Tal resultado nos proporciona uma reflexão de como deve ser conduzido o processo de alfabetização, de forma a conciliá-lo com o ensino das questões ortográficas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).