MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE TECNOLOGIAS DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE AUTOESTUDO DE PRÉ-CÁLCULO
MEDIATION OF LEARNING THROUGH TEACHING TECHNOLOGIES: A PROPOSAL FOR PRE-CALCULUS SELF-STUDY
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i1.3370Palavras-chave:
Educação Matemática, Metodologias Ativas, Tecnologias de Ensino, Engenharia, Cálculo Diferencial e IntegralResumo
Neste trabalho discutimos sobre metodologias de ensino utilizadas na disciplina Cálculo que em geral apresentam uma abordagem mais complexa e abstrata, vinculadas a uma prática pedagógica tradicional e conteudista, além das defasagens que os estudantes de engenharias apresentam sobre os conceitos matemáticos de pré-cálculo. Com base nisso, temos como objetivo discutir sobre uma proposta de prática pedagógica de autoestudo para estudantes ingressantes de cursos de engenharia, tendo como finalidade dar subsídio a aprendizagem de conceitos iniciais da disciplina de Cálculo a partir da mediação de uma metodologia ativa com apoio das tecnologias de ensino por meio de atividades sobre funções que buscam relacionar a teoria e prática através de situações contextualizadas, além de se estabelecer diferentes formas de representação, dentre elas a algébrica e a gráfica. Posteriormente o desenvolvimento do autoestudo, espera-se que os resultados para o ensino de funções, devidamente contextualizada e organizada com a metodologia ativa, sejam significativas e possibilitem a aplicação desse conceito na resolução de problemas na área de Engenharia.
Palavras-chave: Educação Matemática. Metodologias Ativas. Tecnologias de Ensino. Engenharia. Cálculo Diferencial e Integral.
ABSTRACT
In this work we discuss teaching methodologies used in the Calculus Discipline, which generally present a more complex and abstract approach, linked to a traditional and content-based pedagogical practice, in addition to the gaps that engineering students present in pre-calculus mathematical concepts. Based on this, we aim to discuss a proposal for a self-study pedagogical practice for students entering engineering courses, with the aim of supporting the learning of initial concepts of the Calculus discipline through the mediation of an active methodology with the support of technologies teaching through activities on functions that seek to relate theory and practice through contextualized situations, in addition to establishing different forms of representation, including algebraic and graphical. After the development of self-study, it is expected that the results for teaching functions, properly contextualized and organized with the active methodology, will be significant and enable the application of this concept in solving problems in the area of Engineering.
Keywords: Mathematics Education. Active Methodologies. Teaching Technologies. Engineering. Differential and integral calculus.
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