A ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM PESQUISAS INSTITUCIONAIS: ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO FEDERAL
THE ROLE OF ADMINISTRATIVE TECHNICIANS IN INSTITUTIONAL RESEARCH: A CASE STUDY AT A FEDERAL INSTITUTE
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3579Palavras-chave:
Técnicos administrativos, Pesquisa Institucional, Instituto Federal da ParaíbaResumo
Os institutos federais ofertam a educação superior, básica e profissional e pesquisa aplicada, tendo como foco responder a demandas sociais ou institucionais, mediante soluções técnicas e/ou tecnológicas. Durante o período de 2014-2020, os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal da Paraíba foram impedidos de participar de pesquisas institucionais, o que nos despertou o interesse em realizar este estudo, que teve por objetivo analisar as contribuições dos servidores técnico-administrativos nas pesquisas institucionais no âmbito no IFPB Campus João Pessoa, no período mencionado. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Após levantamento bibliográfico e análise de dados encontrados no site do IFPB e na plataforma Lattes, aplicamos um questionário para este grupo de TAEs, identificando o perfil desses servidores, as contribuições, o tipo de participação, e as dificuldades encontradas para o seu desenvolvimento. Este estudo evidenciou que há pesquisadores TAEs disponíveis e interessados em atuar no âmbito das pesquisas institucionais e que ainda não são reconhecidos pela Instituição, percebendo-se como servidores invisibilizados e desvalorizados no desenvolvimento de suas atividades, inclusive na pesquisa, reduzindo a sua importância e o seu potencial de contribuição para a Instituição.
Palavras chave: Técnicos administrativos. Pesquisa institucional. Instituto Federal da Paraíba.
Abstract
Federal institutes offer higher, basic, and professional education, as well as applied research, focusing on addressing social or institutional demands through technical and/or technological solutions. During the period from 2014 to 2020, the administrative technical staff in education (TAEs) at the Federal Institute of Paraíba (IFPB) were barred from participating in institutional research, prompting our interest in conducting this study. The objective was to analyze the contributions of technical-administrative staff to institutional research at the IFPB Campus João Pessoa during this period. The study followed a qualitative exploratory approach. After conducting a bibliographic review and analyzing data found on the IFPB website and the Lattes platform, we administered a questionnaire to this group of TAEs, identifying their profiles, contributions, types of participation, and the difficulties they encountered in their development. This study revealed that there are available and interested TAEs who are not yet recognized by the Institution, perceiving themselves as invisible and undervalued in their activities, including research, thereby reducing their importance and potential contribution to the Institution.
Keywords: Administrative Technicians. Institutional Research. Federal Institute of Paraíba.
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