POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DO SÉCULO XXI: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

  • Isabela Toscan Mitterer Berkembrock Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Frederico Westphalen – URI
  • Sônia Schappo Imhof Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maritânia Ferrazzo Minuscoli Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.601

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a ideologia neoliberal e pósneoliberal no contexto de implementação de políticas públicas na área da educação superior, especialmente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, utilizouse como opção teórico-metodológica a pesquisa bibliográfica com análise de abordagem qualitativa na perspectiva de Gamboa (2003). Como resultados, foi identificado um movimento de transformação das políticas educacionais para o Estado brasileiro no contexto legislativo que apontam para uma ideologia de cunho pós-neoliberal na implementação de políticas públicas. Porém, na prática, estamos em um período de transição, que ainda apresenta muitas resistências em meio à hegemonia do capital, à influência midiática e aos próprios educadores. Por consequência dessa ambiguidade causada pela transição, o formato do PIBID enquanto política pública no papel e sua proposta de inovação pedagógica fazem referência aos propósitos neoliberais da educação, quais sejam os de inserir os estudantes em seus contextos de trabalho ainda durante o processo formativo e também aos propósitos pós-neoliberais, quais sejam os de inserir diferentes atores na educação superior e proporcionar igualdade de oportunidades, apresentando-se como um modelo democrático de transição.

Palavras-chave: Neoliberalismo. Pós-neoliberalismo. Políticas de educação superior. PIBID.

 

HIGHER EDUCATION POLICIES IN THE XXI CENTURY’S BRAZIL: THE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)  

ABSTRACT

This article aims to discuss the neoliberal and post-neoliberal ideology in the implementation context of educational public policies, especially the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). To this end, it was used as theoretical and methodological option the bibliographic search with qualitative analysis according to Gamboa’s (2003) perspective. The results include a transformation movement in the Brazilian educational policies in the legislative context, pointing to a post-neoliberal ideology in the public policies implementation. However, in practice, we are in a transitional period, which still have many strengths amid the capital’s hegemony, the Media influence, and the educators themselves. As a result of this ambiguity caused by the transition process, the format of PIBID as a public policy in theory and its educational innovation proposal refers to the neoliberal purposes of education, namely entering students in the work contexts even during the training and graduation process, and it also refers to the post-neoliberal purposes namely to insert different actors in higher education and provide equal opportunities, being a democratic model of transition.

Keywords: Neoliberalism. Post-neoliberalism. Higher education policies. PIBID.

 

Biografia do Autor

Isabela Toscan Mitterer Berkembrock, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da Unoesc. Psicóloga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UNOESC. Professora do curso de Psicologia e Direito da UNOESC Campus Joaçaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação Superior (GEPPES-Unoesc/Sul) e da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Políticas e Processos em Educação. E-mail para contato: isamitterer@hotmail.com

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Frederico Westphalen – URI

Pedagoga e Historiadora, Mestre e Doutora em Educação pela FE da Unicamp, Pós Doc em Políticas Educacionais pela USP e em Política, Ciência e Tecnologia pela Unicamp. Docente Pesquisadora do PPGE Universidade do Oeste de Santa Catarina e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Frederico Westphalen – URI. Pesquisadora da UNIVESP/USP curso de Educação Valores e Cidadania e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da UNICAMP. E-mail: malu04@gmail.com

Sônia Schappo Imhof, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da Unoesc. Graduada em Letras. Professora do IBTT do IFC Campus Ibirama. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação Superior (GEPPES-Unoesc/Sul) e da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Políticas e Processos em Educação. Pós-graduada em Metodologia do Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa pela Faculdade de São Luis.

Maritânia Ferrazzo Minuscoli, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da Unoesc. Pedagoga, Professora da Educação Infantil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação Superior (GEPPES-Unoesc/Sul) e da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Políticas e Processos em Educação. E-mail para contato: mariminuscoli@yahoo.com.br

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Toscan Mitterer Berkembrock, I., Pinto de Almeida, M. de L., Schappo Imhof, S., & Ferrazzo Minuscoli, M. (2015). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DO SÉCULO XXI: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). Professare, 4(2), 29–50. https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.601

Edição

Seção

ARTIGOS

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