POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DO SÉCULO XXI: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.601Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir a ideologia neoliberal e pósneoliberal no contexto de implementação de políticas públicas na área da educação superior, especialmente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, utilizouse como opção teórico-metodológica a pesquisa bibliográfica com análise de abordagem qualitativa na perspectiva de Gamboa (2003). Como resultados, foi identificado um movimento de transformação das políticas educacionais para o Estado brasileiro no contexto legislativo que apontam para uma ideologia de cunho pós-neoliberal na implementação de políticas públicas. Porém, na prática, estamos em um período de transição, que ainda apresenta muitas resistências em meio à hegemonia do capital, à influência midiática e aos próprios educadores. Por consequência dessa ambiguidade causada pela transição, o formato do PIBID enquanto política pública no papel e sua proposta de inovação pedagógica fazem referência aos propósitos neoliberais da educação, quais sejam os de inserir os estudantes em seus contextos de trabalho ainda durante o processo formativo e também aos propósitos pós-neoliberais, quais sejam os de inserir diferentes atores na educação superior e proporcionar igualdade de oportunidades, apresentando-se como um modelo democrático de transição.
Palavras-chave: Neoliberalismo. Pós-neoliberalismo. Políticas de educação superior. PIBID.
HIGHER EDUCATION POLICIES IN THE XXI CENTURY’S BRAZIL: THE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
ABSTRACT
This article aims to discuss the neoliberal and post-neoliberal ideology in the implementation context of educational public policies, especially the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). To this end, it was used as theoretical and methodological option the bibliographic search with qualitative analysis according to Gamboa’s (2003) perspective. The results include a transformation movement in the Brazilian educational policies in the legislative context, pointing to a post-neoliberal ideology in the public policies implementation. However, in practice, we are in a transitional period, which still have many strengths amid the capital’s hegemony, the Media influence, and the educators themselves. As a result of this ambiguity caused by the transition process, the format of PIBID as a public policy in theory and its educational innovation proposal refers to the neoliberal purposes of education, namely entering students in the work contexts even during the training and graduation process, and it also refers to the post-neoliberal purposes namely to insert different actors in higher education and provide equal opportunities, being a democratic model of transition.
Keywords: Neoliberalism. Post-neoliberalism. Higher education policies. PIBID.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).