A PARTICIPAÇÃO E A ESCUTA DAS VOZES INFANTIS COMO ELEMENTO NORTEADOR DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v5i2.876Resumo
Este artigo apresenta um estudo teórico sobre as concepções históricas sobre a criança em estudos da infância, com o objetivo de indicar a necessidade de considerar a criança como um ator social e como sujeito histórico-cultural, em diferentes espaços de educação das crianças. Este estudo decorre da tese de Mestrado em Educação (UFPA / 2008), que investigou os significados e sentidos dos discursos de um grupo de crianças da terceira série do ensino fundamental sobre a profissão e os gêneros no ensino. Fazemos uma incursão teórica em estudos de infância para demonstrar como a construção social da infância, trouxe para as várias áreas de estudos científicos, conceitos e modelos idealizados da infância e da criança, produzindo estereótipos e homogeneizando o assunto, a partir de um entendimento universal da infância que isolou os problemas e as suas condições sociais, a existência econômica, cultural e histórico, demonstrando como historicamente também as vozes das crianças foram silenciadas, seja de causa estudos da infância conceber a criança como um objeto a ser estudado. Elegemos a teorização de Philippe Aries, Colin Heywood, e estudiosos da sociologia da infância para apresentar o movimento histórico de construção social da infância e da necessidade de considerar a participação e ouvir as vozes das crianças como elemento orientador da Educação das crianças e sua inclusão no processo de participação social.
Palavras-chave: Criança. Infância. Educação da criança. Vozes infantis.
Participation and listening to children’s voices as a guiding element to children education
ABSTRACT
This article presents a theoretical study on the historical conceptions about the child in childhood studies, with the aim of pointing out the need to consider the child as a social actor and as cultural-historical subject, in different spaces of children’s education. This study comprises the master thesis in education (UFPA/2008), which investigated the meanings and senses of the speeches of a group of children from the third grade of elementary school about the profession and the genera in teaching. I make a theoretical incursion in childhood studies to demonstrate how the social construction of childhood, brought to the various fields of scientific studies, concepts and idealized models of childhood and child, producing stereotypes and homogenizing the subject, from a universal understanding of childhood that isolated the issues and their social conditions, economic, cultural and historical existence, demonstrating how historically also the children’s voices were silenced, because studies of childhood conceive the child as an object to be studied. We elect the theorizing of Philippe Aries, Colin Heywood, and scholars in the Sociology of Childhood, to present the historical movement of social construction of childhood and the need to consider participation and listening to the children’s voices as a guiding element of the education of children and their inclusion in the process of social participation.
Keywords: Child. Childhood. Child’s education. Children’s voices.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).