POSTS ESCOLARES NA WEB: MEMÓRIAS DOS EX-ALUNOS NAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS

Autores

  • Robson Fonseca Simões UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA/UNIR

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v5i3.938

Resumo

Numa tentativa de trazer para o debate as memórias da escola que transitam nas redes sociais do Orkut, este artigo, uma reaproximação da minha tese de doutorado, procura refletir sobre os possíveis significados das postagens, partes fundamentais no tecido das lembranças dos sujeitos. Nessas novas materialidades de escrita, os ex-alunos não se intimidam em narrar as suas histórias escolares, num processo de construção linguística contínuo, possibilitando originar diversificadas formas de evocação que não são neutras; permeadas de nostalgia, afeto, saudades, fazem andar o carrossel das representações vivas de um tempo e de um espaço, portanto, significativos para a história da Educação. Nesse ímã irresistível de interação, os usuários movem-se sobre teclados, deixando registros dos costumes na Comunidade do Colégio Marista São José do Rio de Janeiro, comunidade do Colégio Militar do Rio de Janeiro, assim como na comunidade do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Será que estas escritas também servem para os olhares de investigação? Condenados a pouca duração, os depoimentos criam chances para analisar os usos e as funções da cultura escrita, descrevendo nas entrelinhas midiáticas outras histórias que perpassam a vida escolar. Os cliques desses sujeitos desmancham as possíveis fronteiras que separavam os espaços públicos e privados, desafiando as velhas categorias, demandando novas interpretações, instigando-me a pensar que o registro dessas experiências possibilita ao sujeito “desnudar-se”. Valho-me dos estudiosos Vinhao (2000), Chartier (1999), Bauman (2011) e Nicolaci-da-Costa (2006) para me ajudar a pensar que os sujeitos também se constroem nos diversos suportes de escrita.

Palavras-chave: Escritas Escolares. Redes Sociais do Orkut. História da Educação.

 

School posts on the web: the alumni memories in virtual social networks

ABSTRACT

In an attempt to bring to the debate the school memories transiting on social networks Orkut, this article, a rapprochement of my doctoral thesis, seeks to reflect on the possible meanings of the posts, key parts of the fabric of memories of the subjects. In these new materiality of writing, the alumni are not shy to tell their school stories, a continuous linguistic construction process, allowing cause different forms of evocation that are not neutral; permeated by nostalgia, affection, longing, make walking the carousel of living representations of time and space, so significant for the history of education. In this irresistible magnet interaction, users move on keyboards, screens, leaving records of the customs and school practices in the Community of the Marist College Sao Jose do Rio de Janeiro, the Military College community of Rio de Janeiro, as well as the College community St. Benedict of Rio de Janeiro. Do these writings also serve for the research looks? Condemned to short duration, statements create chances to analyze the habits and culture of writing functions, describing the lines other media stories that pervade school life. Clicks these subjects crumbles possible boundaries that separated the public and private spaces, challenging the old categories, requiring new interpretations, urging me to think that the record of these experiences allows the subject "to strip". I make use of scholars Vinhão (2000), Chartier (1999), Bauman (2011) and Nicolaci-da-Costa (2006), to help me think that the subjects also build in various written media.

Keywords: Written School. Social Networking Orkut. History of Education.

Biografia do Autor

Robson Fonseca Simões, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA/UNIR

Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus Porto Velho; atua na Graduação, nas Licenciaturas Plenas, na modalidade a distância e na Pós-graduação; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEE/MEPE/UNIR) na linha de pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Professor pesquisador II da CAPES junto à Diretoria de Educação a Distância, UNIR/DIRED/UAB. Foi coordenador adjunto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, MEC/UNIR/SEDUC/RO, um programa de formação continuada do governo federal (2015/2014). Doutor em Educação (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; graduado em Letras (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área da Educação, atuando nos seguintes temas: Educação além dos muros escolares, Ações pedagógicas e as novas tecnologias, Histórias escolares e cultura digital. Autor de livros, artigos e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Tem apresentado trabalhos no ENDIS (Encontro Nacional sobre Discurso, Identidade e Subjetividade), no COLE (Congresso de Leitura do Brasil), no CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica) e no EDAPECI (Educação a distância e práticas educativas comunicacionais e interculturais). É membro associado da Biograph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Simões, R. F. (2016). POSTS ESCOLARES NA WEB: MEMÓRIAS DOS EX-ALUNOS NAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS. Professare, 5(3). https://doi.org/10.33362/professare.v5i3.938

Edição

Seção

ARTIGOS