VOLVER A “LEER” LA LECTURA EN LA ESCUELA
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.680Abstract
Se reflexiona en este trabajo sobre la lectura como práctica sociocultural tanto en el aula como en el taller fuera de la escuela, ámbitos en los cuales los lectores realizan operaciones de construcción de sentido. Con base en investigaciones de historia, sociología y etnografía de la lectura se opta por destacar las apropiaciones activas que realizan los lectores, cuestionando las nociones tradicionales de aprendizaje que sostienen ciertas didácticas escolares como punto de partida para la construcción de una nueva didáctica de la lectura en la escuela y más allá de ella.Palabras-clave: Leer. Lectura. Enseñanza. Escuela. Lector.
BACK TO “READ” READING AT SCHOOL
ABSTRACT
In this work we reflect upon reading as a cultural practice in the classroom or in the workshop outside the school, fields in which readers build operations of making sense. Based on research of history, sociology and ethnography of reading one has to choose to highlight the active appropriations made by readers, challenging traditional notions of learning held by certain school teaching didactics as a starting point to build a new teaching of reading in school and beyond it.
Keywords: Read. Reading. Teaching. School. Reader.
Downloads
Published
2015-12-17
How to Cite
Bombini, G. (2015). VOLVER A “LEER” LA LECTURA EN LA ESCUELA. Professare, 4(2), 19–28. https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.680
Issue
Section
ARTIGOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).